quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O QUE MUDA COM A ENTRADA DO AGUILAR NA DISPUTA

Caraguatatuba tinha quatro candidatos a prefeito em campanha eleitoral, sendo o Antônio Carlos do PSDB, Rodolfo do PT, Omar Kazon do PR e Wilson Gobetti do PDT. Notícias de esquinas, portanto sem base científica que indicam que Antônio Carlos deve estar bem à frente dos demais, e há até quem diga que não se divulgam pesquisas porque não há interesse.
É sabido que existe um inquérito tramitando no ministério público sobre possível uso indevido da máquina em favor da campanha do candidato Antônio Carlos, que teria realizado uma reunião no Clube Ilha Morena convocada de forma oficial, pelo seu gabinete, mas que é objeto de denúncias de que  o evento possa ter ares de de ato politico. Isso implica em dizer que pode haver a possibilidade, ainda que remota, de que o candidato tenha dificuldades na sua diplomação se esse inquérito não se resolver a seu favor, antes do prazo de diplomação.
Caso ocorra alguma dificuldade nesse ponto, a eleição de Caraguá poderá ser problemática.
Se o ACS for eleito com mais de 50% dos votos válidos, e sua diplomação for impedida pela justiça, a cidade poderá ter uma outra eleição em janeiro de 2012. Se ele for eleito com menos de 50% dos votos válidos, e tiver sua posse impedida pela justiça, assumirá o cargo o segundo colocado nas eleições.
Se ele for eleito com qualquer votação e não for impugnado na justiça, tomará posse naturalmente. Não existe a hipótese de o vice da sua chapa tomar posse em seu lugar por proibição constitucional.
O candidato Omar Kazon estava jogando com a possibilidade de ser o segundo colocado, e assim, caso ocorresse impedimento do ACS, ele poderia ter chances, ainda que remotas, de ser o prefeito se fosse o segundo colocado na votação. Hoje pela manhã, o Omar foi à Rádio Integração e fez um discurso bastante nervoso sobre a entrada do Aguilar na disputa, agora, no apagar das luzes, para substituir o candidato Wilsom Gobetti que teve seu nome vetado na justiça.
Verdade que o Omar vem divulgando seu nome como pré e depois como candidato há mais de uma ano e a surpresa da entrada do Aguilar, prejudica em muito as suas pretensões e isso deve ser a razão da sua alteração de humor. É boa pessoa, mas se o Aguilar for confirmado como candidato, tira totalmente a possibilidade dos outros candidatos de disputarem um segundo lugar caso ao ACS seja o primeiro.
O Aguilar, talvez por ter sido prefeito e estar na política há mais de 25 anos, pode representar risco aos demais candidatos.
O Aguilar deve requerer o seu registro amanhã ou depois, mas vai depender da homologação do Juíz eleitoral para que seja válida a sua pretensão. Vamos aguardar que o Blog vai seguir dando informações dentro da melhor imparcialidade.

Nenhum comentário: