quarta-feira, 17 de outubro de 2012

APENAS VEREADOR


Pergunta de um cidadão que se diz politizado: Será que os vereadores de oposição vão mesmo fazer oposição ao prefeito?
Essa idéia é a principal geradora de confusões desnecessários no cenário político nacional.
Vereador não se confunde em nada com o prefeito, porque os papeis são completamente diferentes. O prefeito é eleito para administrar a máquina administrativa, o orçamento, as obras. O vereador não tem nada a ver com máquina pública e nem com orçamento, já que a sua função primordial é fiscalizar o trabalho do prefeito para que não haja abusos.
O vereador não tem que ser nem a favor e nem contra o prefeito porque o referencial do seu trabalho não passa pela prefeitura, nem pelos buracos das ruas, podas de árvores ou coisa assim. A história mostra que é melhor ajudar o prefeito, do que fazer o seu próprio trabalho.
Os votos dos vereadores já estão contaminados por esses vícios de interpretação e os vereadores se sentem mais confortáveis cuidando do que não é de sua alçada porque assim podem garantir mais votos na eleição seguinte.
Na verdade o vereador não tem que ser nem oposição nem situação, mas apenas vereador.

Um comentário:

marcalves70 disse...

Concordo...parece que nem os vereadores sabem ao certo qual é a sua função. É muito mais comodo e "vantajoso" ficar ao lado do prefeito. Pra que arrumar "briga"? Melhor gastar seus 4 anos de mandato fazendo favores, distribuindo cestas básicas, etc...para se reeleger nas próximas eleições.