terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BRIGA PREFEITO X HOSPITAL PROSSEGUE


REUNIÃO NA SANTA CASA II
Ontem à noite estivemos presentes à reunião do corpo clínico da Santa Casa de Caraguá, juntamente com representantes da sociedade organizada, como Sindicato dos Aposentados,  nós pela ONG Olho Vivo, Cesar Jumana pelo Jornal Noroeste News, Vereador Tato Aguilar, Vereador Neto Bota, membro do Conselho Municipal de Saúde, destacada a ausência do secretário municipal de saúde que nem veio e nem mandou representante.
Foi explicada a situação em que se acha o impasse com os Drs. Márcio Rios, Hélio e Ibraim, mostrando os números que pretende praticar o prefeito Antônio Carlos para que a instituição siga atendendo o pronto socorro pelo SUS.
Disseram que a prefeitura repassava R$1.170.000,00, por mês, para remunerar somente o serviço de pronto socorro que atendia cerca de 500 pessoas por dia, incluindo consultas de pronto atendimento dia e noite, urgência e emergência.
Agora o prefeito por não estar se entendendo bem com a direção do hospital, a Irmandade religiosa que atua no local há 60 anos, retirou a verba acima, passou a pagar R$1.300.000,00 para o Grupo Bandeirante, da capital paulista, que está administrando o novo Pronto Atendimento, o que estão desavisadamente denominando de Pronto Socorro. O prefeito retirou a verba SUS do Hospital e anda divulgando que o hospital continuará atendendo urgência e emergência sem receber remuneração.
A nova unidade de saúde não tem condições de atender emergência, mas o prefeito transferiu para ela toda a remuneração da santa Casa, numa forma abrutalhada de gerenciamento público.
Tirou a remuneração e quer exigir o serviço. Há quem entenda que ele poderia estar tentado construir uma situação tal que lhe permita intervir no hospital e transferi-lo para o Grupo Bandeirante que já administra o AME e o hospital regional de Taubaté. Aparenta ser situação de interesse político que põe em risco as vidas humanas. A prefeitura ingressou na última sexta feira na justiça com pedido de liminar que obrigasse o hospital a continuar atendendo mesmo sem remuneração, mas o juiz que concedeu a liminar obrigando o atendimento, mas determinou que  a prefeitura remunere a Santa Casa pelos serviços. O imbróglio continua do mesmo tamanho.
Ontem, o novo pronto socorro inaugurado sábado pelo prefeito ACS, mandou todos os pacientes que precisavam de exames de laboratório para a santa Casa porque o novo laboratório não podia funcionar por falta de energia elétrica que não foi suficientemente reforçada para suportar uma porção de equipamentos que consomem muita energia.  Esqueceram-se de reforçar o sistema de abastecimento de energia elétrica.
A Santa Casa fez uma porção de exames porque o novo posto não tinha como atender. Só que a remuneração de 1,3 milhões por mês vai para o novo contratado.
A teimosia continua sendo o destaque nessa queda de braços entre prefeito e irmãs, cujo resultado poderá ser o paciente permanecer dentro de alguma ambulância por não ter pra onde ser conduzido.

Nenhum comentário: