sábado, 2 de março de 2013

DILMA QUER ABRIR OS PORTOS BRASILEIROS

É sabido que nos portos do Brasil o custo operacional é muito caro e onera o preço das mercadorias que chegam via marítima. O Brasil leva desvantagem na competição com outros países onde esse custo é muito menor.
O fator do encarecimento é a existência de monopólio dos sindicatos de portuários na execução dos serviços, que só pode ser feito pelos trabalhadores, ou estivadores sindicalizados cujo preço dos serviços é considerado alto.
Abrir os portos,  significa liberar o serviço de carga e descarga para serem efetuados r quaisquer outras pessoas independentemente dos sindicatos.
A Dilma vai encontrar muita resistência do setor e isso pode gerar uma crise de grande porte com paralizações e bloqueios. O fato é que se o governo resolver realizar o seu intento, uma vez aprovada modificação das regras, o movimento poderá ser abafado pelo poder governamental e há quem afirme que se isso ocorrer o Brasil poderá ter maior agilidade e custos bem mais baixos nas operações de carga e descarga hoje muito onerosas e demoradas, segundo palavras da presidente Dilma.

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