sexta-feira, 17 de maio de 2013

MÉDICOS BRASILEIROS NÃO QUEREM CONCORRÊNCIA DE ESTRANGEIROS

O governo federal, em boa hora, resolveu abrir o país para importação de médicos de outras nacionalidades.  O Conselho Nacional de Medicina está tentando impedir a medida que entende prejudicial ao cidadão do Brasil. Vi o presidente do Conselho médico dizendo na televisão que poderão vir profissionais de má qualidade e isso não seria bom. Parece que ele quis afirmar que todos os médicos brasileiros são de ótima qualidade. E isso é temerário porque todas as profissões têm seus bons e maus profissionais, inclusive a medicina. Dizer que médicos de fora não servem ao Brasil seria o mesmo que dizer que os estrangeiros têm corpo diferente dos brasileiros, mas em suma os seres humanos são iguais.  Não é possível para o povo do Brasil conviver com a falta de médicos em locais onde mais se precisa deles.  Se médico de fora fosse ruim, os Estados Unidos não teriam cerca de 25% de seus profissionais vindos de outros países e a Inglaterra cerca de 30%.  Aqui, essa reserva de mercado, que tem deixado muitos brasileiros sem atendimento por razões das mais diversas, não interessa ao cidadão que tem esperado até dois anos pra uma consulta com especialistas.
Disse o presidente dos médicos que precisariam passar os estrangeiros por exames de qualificação, mas os médicos brasileiros não fazem prova e desempenham a profissão como clínicos. Um clínico bem preparado pode suprir a lacuna da falta de especialistas. Onde não existe nada, um pouco já pode satisfazer.
A importação de médicos poderá ser positiva se a autorização aos estrangeiros for direcionada aos locais onde os brasileiros não querem ir trabalhar.  Tem muita gente por ai, que daria graças a Deus, se algum cubano ou argentino, negro ou branco, católico, evangélico, ou macumbeiro, mas médico formado aqui ou fora, aparecesse por lá e salvasse avida do seu parente enfermo.  Se for para aplicar prova de qualificação, deve-se fazer o mesmo com os brasileiros. Melhor é ter cuidado com essa ideia porque muita gente boa vai ser reprovada e vai ficar pior a emenda do que o soneto.
João Lúcio Teixeira- drjoaolucio@bol.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos pedir para nossa Presidenta ,que não permita que OAB faça mais os exames ,de qualificação para entrega da mal fadada cartirinha e permita que qualquer advogado de outros países possam defender os mensaleiros pois estes foram condenados por incopetencia dos que aqui militam.

Anônimo disse...

Estude um pouquinho e se informe antes de emitir uma opnião sem fundamento!