sábado, 11 de maio de 2013

TORTURADOR MILITAR FALA E CAUSA REVOLTA


A Comissão da Verdade criada pelo governo federal brasileiro para apurar os fatos ocorridos durante a ditadura militar dos anos de chumbo teve ontem uma audiência da maior importância quando um dos torturadores militares o coronel da reserva, de nome Carlos Alberto Brilhante Ustra, foi ouvido para explicar-se sobre a época (1970-1974) em que comandou o DOI/COD em São Paulo (ONDE ASSASSINARAM O HERZOG), órgão responsável por prisões ilegais, torturas e mortes de inúmeros cidadãos brasileiros que “pensavam diferente” e que por isso eram chamados de “terroristas”. É sabido que durante a “guerra fria” entre o Império Russo e o Império Norteamericano, época em que um tinha medo da evolução do outro sistema político.  Essas nações financiavam movimentos políticos em outros países, com a intenção de evitar que o adversário crescesse. A Rússia financiava Cuba e os Americanos financiavam o Brasil e outros países da região, para impedir que o pensamento político chamado de comunista, se instalasse por aqui.
Os militares são pagos com dinheiro do povo para garantir a ordem pública e o bom funcionamento das instituições de governo.  Para isso, eles recebem armamentos e treinamentos, que deveriam ser utilizados na defesa física de seu povo, mas nunca a serviço do imperialismo estrangeiro. No Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e em outros estados da América do Sul, os Americanos financiaram com seus dólares, a nossa desgraça politico-social quando bancaram o patrulhamento ideológico do nosso povo que tinha e tem o direito de escolher o regime político que deseja implantar. Os militares resolveram impedir o povo desses estados de pensarem livremente no que lhes pudesse ser mais adequado. Se o povo de determinado estado resolve na sua maioria e através do voto ou do plebiscito, ou do referendo que são ferramentas postas à disposição do povo para as grandes decisões sobre o seu destino, os militares terão que cumprir as determinações democráticas do povo  e nunca enfrentar o povo usando as armas do próprio povo contra ele, e achar que devem determinar o regime de governo que eles, os militares acharem mais conveniente. Essa não é a função dos militares.
Ontem o tal do Torturador Brilhante, que à época vestia farda de coronel brasileiro, mas a serviço do interesse americano, foi claro ao dizer que agiu para proteger o Brasil do perigo do comunismo.  É como se a empregada doméstica resolvesse decidir o que a família vai comprar para comer. É como se a raposa resolvesse cuidar do galinheiro. Ele o torturador brilhante disse que não torturou ninguém, mas ficou irritado quando mostraram documentos dando conta de mais de 20 mortes de presos políticos no DOI/COD sob a sua responsabilidade. Disse que eles morreram em combate. Que combate é esse em que um prende o outro, desarma e tortura até a morte?
Deixando de lado a ideia de vingança, mas os outros países da América do Sul colocaram esses monstros na cadeia. Um bom lugar pra esse povo seria o presídio de segurança máxima nas mesmas condições dos criminosos hediondos. Não se pode aceitar violência de nenhum dos dois lados, nem dos ativistas políticos e nem das autoridades. As prisões, se houver, terão que ser realizadas de acordo com a Constituição, sem nenhuma forma de violência.
Isso vale pra hoje. Polícia e força militar não são pagos para bater ou torturar as pessoas. Quem estiver errado deve ser preso respeitosamente e conduzido intacto à autoridade adequada. Levar pessoas para lugares escondidos para arrancar confissões com uso de violência é crime de tortura hoje previsto na legislação brasileira. A ninguém é dado o direito de bater ou praticar violência nem física nem psicológica.
A Comissão da Verdade não vai mandar os terroristas de direita, torturadores, para a cadeia, mas pode causar-lhes o desconforto de terem de se explicar publicamente sobre a maldade que fizeram contra o povo que esperava deles a proteção. Fizeram como o pai que ao invés de proteger os filhos, os submetem a situações de sofrimento.
O tal torturador Brilhante, mostrou a face arrogante dos militares que achavam que tinham o direito de se atribuírem superioridade a qualquer custo. Deu vontade de cuspir ao assistir a entrevista na televisão. Quem viveu aquela época e não estava ao lado deles deve ter sentido nojo.
Ele encerrou a sua fala classificando a Dilma de Terrorista, justo ele, o Torturador de brasileiros.

Nenhum comentário: