quinta-feira, 20 de junho de 2013

PASSEATA CÍVICA EM CARAGUATATUBA – FATO HISTÓRICO

Hoje, 20 de junho de 2013, na Praça da Bíblia, reuniram-se cerca de 2000 pessoas que convocadas pelas redes sociais decidiram mostrar a sua indignação com a política brasileira.
O Brasil vem vivendo um dos momentos mais importantes da sua história política, com o povo na rua de muitas cidades importantes, cantando  versos com críticas severas aos políticos dos país.  No Rio de Janeiro o movimento tem um dos maiores reflexos, com milhares de brasileiros, cerca de 100 mil pessoas desfilando a sua insatisfação. Brasília tem sido palco de outras importantes demonstrações de indignação popular. São Paulo é um dos centros importantes da vida pública brasileira e tem seus movimentos de tamanho incomum com muitas pessoas em muitos locais diferentes sendo palco do espetáculo da luta por um pais melhor.
Vamos expor alguns cartazes que fotografamos na passeata de Caraguá para que se possa aquilatar o nível de preocupação do povo. Tinha jovens, adultos e idosos e que dá ao movimento um caráter de amplitude.
A maior força do movimento é o transporte coletivo urbano, cuja passagem custa 3 reais em Caraguá o mesmo preço de São Paulo, onde as distâncias são muito maiores. Atrás dessa bandeira, vêm a educação, saúde, e acima de todos os argumentos o mais comum é o da corrupção. Não dá mais pra ver esse bando de corruptos dentro do poder roubando o dinheiro que não chega aos serviços públicos que são de má qualidade.
Eu falei no primeiro dia do movimento, que isso não era brincadeira,  e alguns amigos me ligaram e disseram que eu estava exagerando. Ai está. Ninguém está conseguindo controlar a massa popular. A pessoa mais indicada para cercar a indignação seria a presidente da república que já deveria ter usado a rede nacional de comunicação para externar voto de compreensão e oferecer garantias de combate a esses pontos negativos que o povo está mostrando. Não dá mais pra ver negociações no congresso nacional de cargos e ministérios pra partidos safados cujos dirigentes querem é desviar verbas públicas. O discurso da Dilma já está igual ao do FHC com esse papo furado de inflação pra lá, inflação pra cá, e nada de prático na recuperação da educação e da saúde. Não adianta ficar mandando verbas pra alguns governadores e prefeitos safados que desviam tudo e não oferecem nada de bom ao cidadão que paga impostos e depois tem que pagar plano de saúde, escola particular e usar carro particular porque o transporte público não presta. Depois ainda esse monte de guardas e marronzinhos multando descaradamente a gente como a gente fosse bandido. Não combatem o tráfico de drogas e nem conseguem combater o crime que preocupa o cidadão que paga imposto e se quiser segurança vai ter que contratar particular. Se a Dilma não assumir a responsabilidade de acalmar o povo, isso não vai ter fim. O perigo é o PT ter de fazer uma ditadura em nome da ordem pública.  Outra daquelas  de 1964, não dá.

Importante destacar que polícia militar de Caraguá teve um comportamento elogiável. Quando da concentração na praça da Bíblia, os policiais conversaram com a rapaziada do movimento e pediram dentre outras coisas que os manifestantes se abaixassem se algum vândalo quisesse promover quebra-quebra de lojas e prédios, para facilitar o serviço de identificação dos vândalos. O resultado é que até bem próximo do final do movimento, cerca de 20 horas, não havia notícia de nenhum ato que justificasse a intervenção da polícia que, como se avista de uma das fotos, estava  participando indiretamente da passeata. A polícia em Caraguá pode dizer que fez parte do movimento. Claro que é só uma brincadeira, porque eles estavam ali trabalhando pela segurança pública. Parabéns à PM de Caraguá.  Vejam algumas fotos.


PASSEATA CÍVICA EM CARAGUATATUBA – FATO HISTÓRICO




PEC 37- Emenda Constitucional  que os políticos querem aprovar
para proibir os Promotores Públicos de investigar políticos.
Querem que somente a polícia civil os investigue.



Um comentário:

Patricia disse...

Dizem que o que muda o governo são as eleições.
Isso não é verdade.
O que faz o o governo mudar e melhorar são as manifestações populares.
É preciso ir a rua sim mostrar a nossa indignação,mas é preciso também ter meta.
Não dá para levantar várias bandeiras ao mesmo tempo pois corremos o risco de ficar palavras ao vento.
Devemos ter o seguinte critério : o que precisa ser mudado em primeiro lugar?
Ao meu ver é a inflação.
Ela está por trás do aumento da passagem do ônibus o qual foi o estopim para essas manifestações.
A inflação é uma praga que consome principalmente a renda dos trabalhadores e controlá-la agora é vital para que ela não se torne um dragão incontrolável, como o foi em outrora.
Precisamos exigir da presidente Dilma providências.
Providências como controlar seus gastos com pessoal e começar a gastar onde realmente interessa que é o investimento. Investimento em educação, investimento na malha ferroviária, nos portos, no transporte de um modo geral.