sábado, 31 de agosto de 2013

ESTUDANTES SECUNDARISTAS SE ORGANIZAM EM CARAGUÁ


Os estudantes do ensino médio de Caraguatatuba realizaram nestes últimos dias as eleições dos Centros Acadêmicos em quase todas as escolas públicas e privadas da cidade. O fato não seria importante se não tivesse como pano de fundo  a organização da categoria estudantil que depois dos movimentos sociais nas ruas do Brasil precisam se organizar para que os furutos movimentos tenham caratê mais efetivo.

Em Caraguá as lideranças estudantis encabeçadas pelo Jamesson Duarte, conseguiram junto ao poder público municipal avanças em algumas reivindicações.

Ontem ocorreu no Colégio Avelar do Bairro Estrela Dalva em Caragua, o encontro dos representantes das diversas escolas da cidade, e eu fui convidado a proferir palestra sobre a democracia nas escolas e o comportamento dos estudantes nesta fase da vida política do Brasil.

O que chamou a atenção foi a insistência dos estudantes no tema oportunidade de emprego e inserção no mercado de trabalho.  A preocupação dos jovens é com a possibilidade de conseguir um emprego que lhes permita viver sem favores.

Eu fiz um trabalho baseado na teoria do Contrato Social, obra de autoria do Jean Jaques Rousseau, e o seu conceito sobre o Estado.

Ficaram todos atentos a cada detalhe da minha fala e perceberam que o pensamento coletivo é fundamental, numa sociedade que pretende receber do estado serviços de qualidade em resposta ao imenso volume de arrecadação de impostos pagos pelos cidadãos.

Perguntaram muito, exploraram a oportunidade com insistência, no afã de se orientarem rumo a um futuro mais justo.

O que ficou claro é que se os estudantes conseguirem se organizar de maneira a dar aos movimentos populares um formato mais objetivo, certamente poderão fazer a diferença como já fizeram em outras épocas da história do Brasil.

Como vem dizendo a torcida do Atlético Mineiro, EU ACREDITO (NOS ESTUDANTES).  Eles vão devolver o Brasil ao povo brasileiro e vai ser rápido. Quem viver verá.

Nenhum comentário: