quinta-feira, 19 de setembro de 2013

POLÍCIA CIVIL SOFRE DESGASTE

Na região de Santos e São Vicente no estado de São Paulo, o Ministério Público conseguiu provar que policiais civis de diversos escalões estavam recebendo propina do jogo do bicho, com pacotes enormes de dinheiro sendo entregues a agentes da organização policial. O fato mostra que a polícia civíl do estado de São Paulo está contaminada em grande escala e a segurança pública que deveria ser por ela garantida ao cidadão que lhe paga o salário pode não ser prioridade na concepção dos policias corruptos. Não se pode afirmar que todos os policias sejam corruptos, pode se afirmar que a polícia está doente.
Será que vale a pena investir mais dinheiro e mais pessoas nessas organizações doentias, ou seria o mais correto pensar em criar novas polícias com nova doutrina e novos métodos e deixar morrer as instituições doentes?
Contratar mais agentes e submetê-los ao ambiente que por certo irá corrompê-los mais adiante, ou comprar mais viaturas, poderiam ser investimentos sem retorno.
A criação de novas instituições com novas técnicas e doutrinas, pode ser o caminho no futuro.
Infelizmente, os policiais de boa índole acabam sofrendo o descrédito que os maus agentes públicos provocam. O cidadão que não acredita na instituição acaba por não ter para onde correr em caso de necessidade, por que poderá estar caindo nos braços da corrupção achando que vai conseguir proteção.

Nenhum comentário: