quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CÂMARA DE CARAGUÁ TORNA EX-PREFEITO AGUILAR INELEGÍVEL

A política tem os seus mistérios e as decepções são a tona do intrincado jogo do poder. O Tribunal de Contas julgou irregulares as contas do Aguilar, relativas ao ano de 2005, e encaminhou, como é de lei o relatório para a câmara municipal apreciar em votação no plenário.
Os vereadores, via de regra, voam segundo a tendência política que predomina nas câmaras à época da votação. Se o ex-prefeito conta com apoio da maioria dos vereadores, o relatório do TCE acaba sendo desqualificado com votos do tipo “o relatório do TCE é insubsistente e deve ser rejeitado”.  Isso significa que os vereadores aprovam as contas do prefeito. Quando o ex-prefeito não conta com apoio da maioria dos vereadores o voto acaba sendo pela aprovação de relatório o que, segundo a lei de ficha limpa, resulta na inelegibilidade por 8 anos.
A votação das contas do Aguilar contou com 5 votos a favor dele e 9 votos contra. A surpresa ficou por conta do vereador Lelau que votou contra o Aguilar, mesmo tendo sido secretário de esportes daquele governo a que se referia as contas. Lelau justificou seu voto na tribuna e disse que a orientação partidária vinda do PT era pra que ele rejeitasse, não só as contas do Aguilar como de qualquer outro prefeito que tenha suas contas recusadas pelo Tribunal.
O resultado dessa votação é que o Aguilar não poderá concorrer a qualquer eleição até o ano de 2022.

O motivo da rejeição é o repasse de verbas além dos limites constitucionais para a câmara de vereadores. Esse mesmo erro foi cometido pelo atual prefeito em 2010 e 2011 e as suas contas deverão ser votadas do mesmo jeito pelos mesmos vereadores se não houver retardamento na inclusão das contas na pauta das sessões futuras.  

Nenhum comentário: