sexta-feira, 1 de novembro de 2013

UM SIMPLES PONTO DE VISTA

O Brasil, depois do advento do Lula na presidência da república, conseguiu desmistificar alguns mitos e passou a ser um país soberano de fato, respeitado pelo resto do mundo, e os brasileiros passaram a ser cidadãos orgulhosos da sua nacionalidade.
Noutras épocas não tão distantes, o jovem deixava o país pra viver no chamado primeiro mundo e excomungava a sua má sorte de ter nascido aqui. Já não é mais assim.
Quando o governo brasileiro aceitava a submissão ao FMI, e outros organismos que intervinham descaradamente no nosso destino, o país era regido pelas metas impostas pelos gringos  e o presidente do Brasil nem conseguia ser recebido pelo presidente deles. Se quisesse ir lá teria que falar com os ministros de estado e alguns deles até esnobavam o Brasil.
O advento Lula, mostrou ao mundo que nós não precisamos de monitoramento estrangeiro na nossa  política, e a autoestima do povo brasileiro fez renascer em cada um de nós um novo sentimento de patriotismo.
A história recente está indicando um rumo aparentemente seguro no sentido do desenvolvimento humano única forma de se desenvolver uma nação. O povo desenvolvido constrói um país melhor.
A Marina, o Eduardo Campos, e o Aécio, estão ensaiando candidaturas a presidência mas parece que o Brasil não se mostra animado a fazer experiências com o seu próprio futuro.
A Marina parece simpática, defende ideias interessantes, mas entre uma coisa e outra, parece que a Dilma merece mais quatro anos. O Eduardo Campos traz uma história de família interessante, mas ainda é cedo pra ele. O Aécio, é o retrato da política já superada implementada pelo PSDB, que parece muito mais preocupado com a economia do que com as pessoas.
De tudo isso, pode-se aceitar a ideia de que a Dilma deverá ficar por mais quatro anos, e se não perder a mão na condução do pais, poderá aprimorar os métodos que poderão levar o Brasil a um futuro seguro. Ao que tudo indica, ainda não é hora de mudar os rumos do Brasil.
Ainda assim, isso não passa de um modesto ponto de vista, já que o voto é secreto e o povo é sábio, ainda que alguns não acreditem.

Um comentário:

Patricia disse...

Mas, a verdade é que essas conquistas da era PT só foram possíveis após a estrutura feita pela plano real que foi rejeitado inicialmente pelo PT . E que atualmente está colocando em risco o que já foi conquistado permitindo essa inflação que atinge mais de 10% a ano. Sim, mais de 10% ao ano quando consideramos o preços reais e que não são controlados pelo governo como a gasolina.
O PT se coloca como o ¨nunca antes nesse país¨ mas o que realmente o PT fez cadê a reforma tributária que tanto tira o incentivo a criação de novos negócios e portanto novos empregos? Cadê a reforma política?
Quero salientar que sou economista e não sou do PSDB.