segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

DORES MUSCULARES

Depois de quase dois anos longe dos campos de futebol, e já considerado atleta sênior, voltei a encontrar velhos amigos do esporte no campo do ECTA em São José dos Campos, já que tenho atualmente uma casa nesta cidade e outra em Caraguatatuba.
Como fico uma parte da semana em São José onde tenho vários negócios que exigem minha presença, resolvi visitar os amigos dos velhos tempos e os convites acabaram por convencer-me a jogar de novo a velha bolinha.
As dores musculares apareceram nos músculos das pernas e braços, e se manifestavam sempre após os exercícios ou mais precisamente no dia seguinte.  São dores com relativa intensidade que dificultam certos movimentos do corpo especialmente o sentar e levantar. Nos braços elas se manifestam em regiões próximas dos cotovelos nos músculo do braço e antebraço. Fui à Farmácia SOS Farma do centro de Caraguá comprar um comprimido contra dores e o farmacêutico que estava por lá era o Elvécio, jovem simpático e bem preparado para o atendimento farmacêutico. Expliquei a ele o problema, e a resposta foi simples e objetiva. Quando a pessoa pratica um exercício para o qual o seu corpo não está condicionado, o organismo produz, na queima dos açucares, o ácido lático que deve ser eliminado na urina, suor, saliva, e etc. Quando o organismo não está condicionado para o exercício, o ácido lático acaba retido nos músculos e produz dores desconfortáveis.
Em casa, fui ver na internet algo mais sobre o processo de intoxicação, e todas as informações são pra confirmar as explicações do Elvécio. Várias publicações na Internet ainda completam a orientação, apregoando a necessidade de se complementar os exercícios de forma a usar o próprio corpo na eliminação do ácido lático. A sugestão é de que depois dos exercícios que certamente irão provocar as dores, deve o atleta praticar alguns outros exercícios de menor intensidade, como pedalar sem grande esforço, o que fará com que o próprio mecanismo humano dê conta da eliminação, pelo menos por um período, até que o organismo se adapte à nova realidade.
Estou repassando porque acho importante. Feliz natal.

João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: