sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

BANDEIRA VERMELHA COM ESTRELA BRANCA E NADA MAIS

Encontrei casualmente com a nova presidente do PT de Caraguá a Cássia, que tomou posse recentemente. Não lhe solicitei autorização para publicar a nossa conversa, e nem vou publicá-la literalmente. Só a minha conclusão que por ela me responsabilizo. Acho importante levar ao conhecimento público o resultado de um diálogo importante. Ela me disse que está se esforçando para dar ao partido o melhor de sí, reconhece que há sérios problemas internos que já vêm de longe, tendo em conta que o PT é um partido composto de diversas tendências, o que acaba gerando conflitos internos. Justiça seja feita, o PT é uma legenda das mais importantes do Brasil de todos os tempos, e é a marca mais forte da política nacional. Suas divisões internas ocorrem em quase todos os municípios e estados, mas no final os seus militantes acabam se juntando em torno do crescimento da legenda. Isso é extremamente positivo e faz da legenda uma instituição forte.
O problema que o PT está enfrentando pode indicar a necessidade de um realinhamento na conduta conceitual da legenda que ao ocupar o poder central do Brasil, está abrindo concessões perigosíssimas, quando dá espaços no governo para certas infiltrações que maculam a história do partido que nasceu lutando pela democracia, pelo socialismo hoje impossível, nos moldes já derrubados na Rússia, Albânia, Cuba, Venezuela, e mais recentemente na China, que aos poucos deixa a extrema ditadura da força armada e aos poucos vai assimilando comportamentos próprios do capitalismo americano.
O PT tinha uma marca bem definida que indicava que ele não conseguiria se misturar com forças situadas à direita por conveniências historicamente praticadas por PMDB, PSDB,  e outras siglas que se posicionaram nas poltronas do poder executivo e do poder legislativo e exerceram o poder pelo poder.
Os pedaços que o PT de Caraguá tentará juntar, poderiam ser mais facilmente remontados se o idealismo voltasse a ser a marca principal da legenda.
Se houver forças puxando para a direita e outras puxando para a esquerda, certamente a Cássia não vai conseguir juntar os cacos. Uma pena se isso acontecer porque o PT é uma grande fonte de esperanças do povo do Brasil, e se ele perder essa esperança, será difícil inventar uma outra legenda para motivar a capacidade de sonhar do povo.
Desejo à Cássia que a sua tarefa de unificar as forças petistas no município de Caraguá seja bem sucedida e, eu só escrevo isso por que gosto e respeito o Partido dos Trabalhadores.
Só uma lembrança: O PT era muito mais importante quando não negociava com a direita que só deseja voltar ao poder para proteger interesses do grupo burguês que sempre se beneficiou do erário. A força do PT sempre esteve na união pelo idealismo e não pelo oportunismo.
Torso para ver a Cássia com uma só bandeira vermelha com estrela branca, mas sem nenhuma listra azul ou amarela.
João Lúcio Teixeira


Nenhum comentário: