sexta-feira, 14 de março de 2014

A SITUAÇÃO DO VEREADOR LELAU PODE SE COMPLICAR

Wencweslau é o nome, mas o apelido ou nome de campanha é Lelau, uma pessoa muito conhecida na cidade de Caraguatatuba, que já ocupou cargo de secretário de esporte no município na gestão do ex-prefeito Aguilar, portanto, preparado para ser um excelente vereador na cidade. Lelau foi eleito pelo PT- Partido dos Trabalhadores, e foi o único eleito pela legenda petista. O prefeito da cidade é do PSDB, e parte dos munícipes esperavam que esta seria a oportunidade de o PT fazer uma oposição inteligente e ampliar a sua abrangência na política local. O PT sempre teve muitas dificuldades para crescer na região do Litoral Norte do estado de São Paulo, talvez por não ser uma região com tradições em organizações trabalhistas como sindicatos, e associações destinadas a defesa de coletividades. O litoral tem hábitos mais próximos das atividades turísticas do que das atividades de trabalho industrial, comercial, e por isso tem dificuldades de organizar as classes trabalhadoras. Em suma, o PT no Litoral Norte sempre foi uma legenda importante, mas politicamente fraca.  Ns últimas eleições municipais conseguiu eleger o prefeito de Ubatuba, numa façanha de anão contra gigantes, e o Mauricio Moromizato, conseguiu uma vitória dificílima. Governa a cidade com muitas dificuldades, mas está superando os obstáculos e poderá ser a grande alavanca que o PT precisava para mostrar que pode governar cidades no Litoral Norte. Essa façanha serviria de exemplo para o avanço do PT em Caraguatatuba como partido viável e assim avançar com a valorização esperada na ação política do seu vereador eleito. A prática tem mostrado que o vereador Lelau está atuando em uma raia bastante criticada dentro e fora do partido, já que vota sistematicamente com a base de apoio do prefeito e na sessão de prestação de contas do prefeito do PSDB em fevereiro último o vereador fez um discurso absolutamente condizente com comportamento de vereador do PSDB, elogiou o prefeito e alguns secretários, mostrando estar alinhado com a bancada do PSDB.
O discurso foi filmado e postado na internet o que gerou indignação a certos membros do partido que estão pedindo a sua cabeça.
O que pode acontecer? A Arara Azul abriu o bico e falou que deverá haver uma reunião da cúpula partidária que recomendará o enquadramento do vereador na linha de atuação do partido que é a de oposição ao PSDB, partido do atual prefeito de Caraguá, ou poderá ser julgado pela comissão de ética do partido que poderá decidir por penalidade que pode chegar à expulsão. Se o vereador não se enquadrar nas recomendações que lhes serão impostas, já que a lei garante que o mandato é do partido e não do candidato, e se por isso for expulso, perde o mandato e seu cargo será entregue ao primeiro suplente da coligação que é também do PT.
A situação parece se aproximar do limite extremo e o vereador não terá a opção pela sua permanência ao lado do prefeito ACS, que ele tanto criticava antes de ser eleito.
Isso mostra que os políticos de cargo precisam ter compromisso com a legenda partidária e mostra que os comportamentos dúbios, podem gerar punições severas.
Não ouvimos o Lelau, mas entendemos que, sendo ele um homem inteligente e bem articulado, deve ter argumentos para defender-se.

Se a Arara Azul não equivocou-se, tudo isso deverá acontecer muito brevemente.  Quem está se beneficiando com o fato é o Álvaro que parece estar conseguindo ampliar os seus espaços no partido. Política é ciência e tem lógica. Quem se afoba dança. Quem persevera e age com equilíbrio, acaba indo muito mais longe.

Nenhum comentário: