sexta-feira, 14 de março de 2014

ELEIÇÕES DO CONSELHO DE SAÚDE FORAM ANULADAS EM CARAGUA´

A prefeitura de Caraguá, publicou edital de eleições dos membros do conselho municipal de saúde, órgão deliberativo que existe por força de lei em todas as cidades. As eleições foram realizadas, nos moldes do regimento interno, mas o prefeito que não gostou da composição do grupo que elegeu pessoas que não são do seu agrado, e mandou anular tudo. Os conselheiros gestores, que também foram escolhidos pela população chegaram a tomar posse e agora tiveram a eleição anulada.
Uma procuradora do município tentou justificar a anulação quando disse em reunião realizada ontem na secretaria de saúde que o prefeito pode anular atos administrativos se neles houver vícios. Verdade que sim, e o prefeito pode mesmo anular atos administrativos se neles houver vícios, mas não poderia anular uma eleição popular, em que a população atendera ao seu chamado para votar e participar, porque esse não é uma ato administrativo de sua alçada. É um ato praticado diretamente pelo povo e não entra no rol de atos de simples rotina administrativa e além do mais o resultado das eleições fora homologado por edital.
Se de fato for impetrado o mandado de segurança que ensaiam impetrar, ele poderá ter que engolir mais uma derrota na justiça, por pura teimosia e abuso de poder. Se não gosta do resultado das eleições anula? Se a moda pega, vai ser duros eleger-se no Brasil.

A saúde precisa de um conselho que não seja controlado pelo prefeito e isso ele não quer.

Nenhum comentário: