segunda-feira, 28 de abril de 2014

PAIS E FILHOS SE DISTANCIAM

Na última semana a grande imprensa divulgou a triste notícia de uma menina de 13 anos que colocou veneno de rato no recipiente utilizado por sua mãe durante a prática de exercícios. A mãe experimentou a água e notou algo estranho não foi envenenada por sorte. A menina foi entrevistada pela televisão e sorrindo disse que já havia tentado antes e que iria tentar de novo matar a mãe porque ela não a deixa sair para as festas.
O fato, se olhado isoladamente seria apenas um fato, mas pode mostrar a ponta de um “iceberg” de grandes proporções, resultante da falta de afetividade entre filhos e pais nos últimos tempos. Aquela menina mostrou que mãe que proíbe uma menina de 13 nos de sair pras festas se transforma em um obstáculo injusto.
Dias atrás publicamos aqui o fato de uma mulher de 35 anos que não gosta de trabalhar, que ao ser instada pela mãe para que procurasse um trabalho, ela disse uma das frases mais tristes que um pai ou mãe podem ouvir. Ela disse: “mãe tá na hora de você e o pai morrerem pra gente herdar logo esses bens porque depois que a gente ficar velho não vai valer a pena”.
A mãe não conseguiu responder e entrou em depressão que está difícil de ser controlada.
Ao comentar o assunto com um filho meu, ouvi dele a informação de que esse comportamento é comum entre pessoas de cerca de 40 anos que ele conhece e que vivem desejando a morte dos pais para porem a mão na herança.
Ai eu indaguei a mim mesmo: Será que a antiga afetividade entre pais e filhos estária em crise?
A resposta apontapara a triste percepção de que os filhos estão demorando muito para se emanciparem, quando conseguem, e em alguns casos os pais estão virando peça de barganha sem valor estimativo.
O fato é grave porque quem não tem uma família ou que não respeita os seus ascendentes, certamente viverá na fria realidade da matéria e ao envelhecerem sentirão tristeza quando seus filhos e netos desejarem a sua morte com os olhos na herança.

Se pais e filhos não conseguirem se amar, não haverá mais família e sem família a sociedade se desorganizará.

Nenhum comentário: