terça-feira, 27 de maio de 2014

BRASÍLIA EM CHAMAS COM A TAL COPA DO MUNDO

A capital da república experimentou hoje uma série de manifestações contra a copa do mundo. Muita gente nas ruas, do mesmo jeito que nós fazíamos quando o governo era outro. As "diretas já " foi uma da mais incríveis manifestações populares de todo o mundo. O povo ia às ruas em grandes quantidades, e foi se repetindo, repetindo, até que o governo não resistiu e devolveu ao povo brasileiro o direito de escolher seus governantes pelo voto direto.
A copa do mundo que foi tão disputada entre vários países, acabou sendo destinada ao Brasil, o que foi de certo modo festejado à época, quando o Lula fez de tudo para vencer essa batalha. Tudo parecia bom, a expectativa do governo brasileiro era de uma grande festa popular. Recentemente, o povo tem demonstrado que não é bem assim, e a copa do mundo, que mostrava-se uma grande conquista pode trazer graves prejuízos políticos ao país, se as massas forem pras ruas em movimento popular contra a copa, com todas as atenções do mundo voltadas pra cá. O brasileiro gosta de futebol, e isso não se discute. O brasileiro gosta de festa e isso também não se discute. Então por que não admitir que a copa do mundo seja uma boa? Por quê?
Dá pra ver que povo anda muito bravo com a corrupção na política do país, a começar pelas prefeituras, estados e, enfim, a União. A CBF tem uma história muito triste de espertezas e enriquecimento de seus dirigentes, com notícias sobre orgias oficiais, em função de algumas figuras antipáticas como o Ricardo Teixeira que lá permaneceu por mais de 20 anos depois de herdar a presidência do seu sogro João Havelange, que passou a vida inteira presidindo a CBF e a FIFA.
A mistura da CBF, sem credibilidade, a exclusão do Ricardo Teixeira no meio do trajeto, sob acusação de corrupção, com uma FIFA que vem aqui humilhar o Brasil e exigir padrão de altíssima qualidade nos estádios, em um país que não tem prestado bons serviços ao povo, principalmente na saúde, educação e segurança pública, não podia ser uma boa mistura, quando incluiu uma política nacional, em todos os níveis, sem nenhum escrúpulo quando gasta o dinheiro público. A construção de estádios caríssimos em locais onde não existe futebol, Manaus e Brasília, com a FIFA querendo estádios sofisticados, mais as despesas superfaturadas, tudo mostra que a mistura de todos esses ingredientes ficou ácida demais para o sabor do brasileiro que está indo para as ruas mostrar a sua indignação. O governo federal liberou as verbas, mas as notícias de desvios e abusos acaba atingindo a imagem do próprio governo federal.
A presidente Dilma tem feito o possível para mostrar que a copa é uma boa, o ministro  da justiça diz que haverá segurança, mas hoje já foi suspensa a visitação da taça em Brasília poque o povo foi tumultuar o evento e enfrentou até a polícia. Nessa, o PT fica de saia justa. Se bate no povo se complica e não bate se complica. A copa que era uma festa pode virar um massacre e ao invés de mostrar um Brasil alegre e feliz, pode mostrar as coisas terríveis que andam há muito tempo escondidas sob os enormes tapetes vermelhos dos palácios.
Tudo poderá ficar muito pior se o time não entrar na copa vencendo e convencendo. O Felipão e a Dilma poderão ser os vilões de um possível fracasso. Os adversários políticos estão esperando o pior para comemorarem o "quanto pior melhor".

Nenhum comentário: