domingo, 3 de agosto de 2014

O FUTURO DO BRASIL SÓ DEPENDE DOS POLÍTICOS

A primeira constituição brasileira data de 1891, cerca de dois anos após a proclamação da república ocorrida em 1889. A república brasileira passava a ter personalidade jurídica própria, elemento fundamental para que um estado seja reconhecido e respeitado. O estado se compõe de território, soberania e povo politicamente organizado. Em 1891 o Brasil já se apresentava ao mundo como uma nação soberana. Os mentores intelectuais da constituição foram Rui Barbosa e Prudente de Morais, que elaboraram o documento em que se definiu o presidencialismo como forma de governo, e contemplava a independência dos estados e municípios. O conteúdo foi inspirado nas constituições dos Estados Unidos, Argentina e Suíça, não permitia a reeleição, e contemplava o voto direto nas eleições para escolha dos membros dos poderes legislativo e executivo. Foi o momento em que se separou a igreja do estado, o que antes era confuso já que as paroquias eram consideradas importantes componentes dos municípios, tidas como unidades administrativas, já que mantinham os registros imobiliários e registros civis, como certidões de nascimento e casamento e escrituras de imóveis.
A partir da promulgação da primeira constituição o Estado passa a ser o responsável por essas atribuições deixando a igreja cuidar exclusivamente da organização religiosa. A primeira constituição não dava ao Brasil a condição de estado laico, porque especificava a religião católica apostólica romana como religião oficial do país, permitindo outros credos somente nos domicílios das pessoas sem, contudo, permitir a construção de templos para essas religiões.
A aristocracia que gozava de privilégios sofreu o seu primeiro abalo ao serem proibidos os brasões particulares que davam destaque aos membros de famílias tidas como tradicionais, acabou com os títulos como o de barão, coronel, e outros que eram outorgados com base em critérios pessoais. Honrarias como antigas ordens honoríficas imperiais, do tipo “ordem cruzeiro do sul”, “ordem de Avis”, “ordem militar”, deixaram de ter valor legal.
Ao que se avista, o Brasil sempre teve vocação para a democracia, mas até hoje 123 anos depois da primeira constituição, continua com vícios no gerenciamento da coisa pública que naquela época já eram considerados maléficos. O Brasil já previa a inconveniência das influências religiosas na política, e nesse quesito nós estamos quilômetros de distância das nações que se organizaram com base religiosa e hoje enfrentam guerras e comporta mentos sociais que impedem a evolução do ser humano. Veja-se a guerra Israel e Palestinos em pleno andamento nos dias atuais, onde uma nação tenta eliminar a outra por estupidez absoluta.
O Brasil tem dois problemas graves que prejudicam a sua evolução rumo ao grupo das nações desenvolvidas e, se eliminados esses dois problemas seria possível o status de nação de primeiro mundo. A corrupção, torna de péssima qualidade os serviços públicos, cujos recursos nunca são utilizados com seriedade, e o tráfico de drogas gera a criminalidade urbana insuportável e as autoridades não conseguem combate-lo.
Partindo-se da constituição do estado brasileiro até os dias atuais, pode-se concluir que o Brasil está muito perto do seu futuro, bastando que os poderes políticos eliminem a corrupção e combatam com absoluta severidade o tráfico de drogas.

João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: