segunda-feira, 25 de agosto de 2014

UMA ADMINISTRAÇÃO BAGUNÇADA

Caraguá é assim um exemplo de administração pública, velha, arcaica, quadrada e chata. Eu tinha comprado um imóvel e fui até a prefeitura para transferir o IPTU para o meu nome. Fui ao balcão do cadastro imobiliário. Pediram-me os documentos e eu apresentei uma certidão do cartório de imóveis, e o meu documento pessoal. Pediram-me que saísse do prédio e fosse a uma rua próxima, fazer xerox dos documentos. Andei cerca de duzentos metros fiz a cópias e voltei ao balcão. Preenchi um requerimento e me mandaram pagar a taxa de cerca de dez reais. Fui ao banco dentro do prédio da prefeitura recolhi o valor e voltei ao balcão. Fui informado que deveria dirigir-me ao balcão do protocolo. Entreguei o documento e recebi uma via de volta com o protocolo. Ora, se o interesse é do município em receber o tributo, seria correto que a cópia fosse feita pela prefeitura, não lá fora e paga. Se o documento vai pro setor do cadastro imobiliário porque dirigir-me ao balcão de protocolo geral?
Pagar para transferir é um absurdo, e fazer xerox lá na rua é outra falta de respeito ao cidadão que foi lá para regularizar uma situação de interesse da prefeitura. Quem sabe se um convênio com o cartório de imóveis não poderia suprimir toda essa antiquada burocracia? Modernidade está longe dessa coisa velha que é a prefeitura de Caraguá. Vejam o cadastro de dívida ativa que em todas as cidades já está na internet. Aqui, está em algum fichário do tempo do onça. Oh administração fraca essa de Caraguá!

Nenhum comentário: