segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SEGUNDO TURNO ENTRE DILMA E MARINA PODE SER COMPLICADO

O pessoal do governo federal está precisando se benzer, porque parece que esses escândalos estão se acumulando na conta da Dilma. Ela já carregava três problemas complicados, como o efeito do tal mensalão que levou companheiros pra cadeia, depois veio a história da Petrobrás que está fervendo, ai aparece a ideia de governar através dos conselhos populares, dando ao seu governo uma natureza estranha, agora ficamos sabendo que o correio, neste ano, vai fechar no vermelho pela primeira vez, e mais a desmoralização do IBGE que teve que refazer correndo uma previsão estatística importante que continha erros gravíssimos. A ideia dos conselhos populares parece uma forma de driblar o congresso nacional, e isso é perigoso.
Ou o governo Dilma está infiltrado de espiões e isso não seria novidade já que está negociando cargos com um monte de partidos em nome da governabilidade. O risco de erros providenciais ou involuntários cresce quando o governo aceita ser infiltrado por pessoas que podem ser amigas ou podem ser inimigas.
Parece que a Dilma está dormindo com o inimigo e o preço pode ser alto.
Segundo a opinião de um professor de ciências políticas, se a Dilma e a Marina terminarem o primeiro turno com votações muito próximas, ou em equilíbrio, a Marina pode levar vantagem no segundo turno por duas razões. Primeiro porque os tempos de televisão das duas serão iguais no segundo turno, sendo que hoje a Dilma tem 12 minutos e a Marina 2 minutos. A Marina terá condições de se defender e atacar, o que hoje não lhe é permitido. Outro ponto a ser considerado é o fato de os eleitores do Aécio, caso ele não vá para o segundo turno, certamente não migrarem para a Dilma ou para o PT. Isso significa que se a Marina conseguir equilibrar as forças com tamanha desvantagem de tempo de exposição na mídia, ela terá todas as condições de crescer na etapa seguinte. Se isso é bom para o Brasil ou não, é outra discussão.
Quando nós escrevemos aqui que se a Marina trocasse de posição com o Eduardo Campos, e saísse para presidente, ela poderia complicar a disputa, houve quem discordasse e vai acontecer o mesmo agora. Só que nós não estamos torcendo e sim observando os fatos sem paixões.
Se o primeiro turno ficar equilibrado a dificuldade de o PT vencer o segundo será muito maior do que se pode imaginar.

João Lúcio Teixeira- 90190 – PROS- Deputado Estadual

Nenhum comentário: