quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DILMA SOFRE PRIMEIRA DERROTA DEPOIS DE REELEITA

Ontem, terça feira dia 28 de outubro de 2014, a câmara dos deputados federais do Brasil, derrubou o decreto da presidente Dilma que criava os conselhos populares que deveriam orientar as políticas públicas do seu governo. A proposta tinha como objetivo estabelecer a consulta obrigatória aos conselheiros escolhidos de forma pouco definida, sobre a políticas públicas a serem implementadas pelo governo federal. Era uma espécie de drible à conjuntura atual porque deixa o congresso nacional com menos poder do que tem hoje. Do ponto de vista institucional era uma forma disfarçada de redução das forças que compõem o estado brasileiro. A câmara derrubou o decreto com votos, inclusive, de deputados da base do governo. Foi a primeira derrota da Dilma no congresso, depois da reeleição, e parece que vai ser assim pelo menos por enquanto, o que de certo modo é saudável porque os debates trazem transparência aos temas importantes. Dizem os observadores que a Dilma vai governar com um congresso menos subalterno. Seria importante que as assembleias legislativas dos estados também tivessem oposições que significassem, para que os governantes encontrassem limites na sua atuação.
O fato é que o conjunto partidário que chega ao poder, quer nele se perpetuar por entender que os adversários não são capazes de fazer o que eles acham deve ser feito. A ninguém pode ser dado tanto poder que depois não possa ser reduzido se necessário e a democracia é exatamente isso, é um conjunto de fatores que se equilibram nas discussões parlamentares.
Não se vê nada disso na assembleia de São Paulo e nem nas câmaras municipais onde vereadores leem na cartilha dos prefeitos e deputados estaduais na cartilha do governador tudo em troca de pequenas verbas do orçamento ou de propina pessoal. O Brasil merece ter um parlamento forte que debata sempre todos os temas que possam influir na vida dos cidadãos ou na estrutura de poder. Eu sempre disse e repito, Brasília não é o pior centro político do país, justamente por ter oposições que enfrentam os arroubos de excesso de poder do presidente da república. Uma derrota aqui e outra ali, podem fazer bem aos princípios democráticos que devem nortear a qualquer governo bem intencionado. Quem votou na Dilma votou no Brasil democrático e quer que seja assim sempre.

João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: