segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O ENSINO NO LITORAL NORTE É MUITO FRACO

A realidade sobre o aproveitamento escolar nas cidades do litoral norte.
O índice Brasil para o nível de aprendizado nas escolas de modo geral é de 37%, enquanto o índice do estado de São Paulo é de 44%.
Ubatuba mostra um índice de  32%,  São Sebastião 33%, Caraguatatuba 39%, Ilhabela 38%.
Caraguatatuba e Ilhabela são as que mais se aproximam dos números do restante do estado, que é de 44 %. Só para comparar, São José dos Campos tem um índice de 52%, bem acima da média nacional e acima da média estadual com larga diferença, Caçapava 44%, Jacareí 48% e Jambeiro 50%. Dados extraídos do site “Qedu”.
Os índices que mostramos aqui referem-se a alunos de 5ª série avaliados na prova Brasil, que é o avaliador oficial do ensino no país.  Os dados são de 2013.

As cidades do litoral norte nunca poderiam estar com média tão baixa, já que a arrecadação de impostos nessas cidades é maior proporcionalmente do que a arrecadação de São José dos Campos que arrecada cerca de 2.500 reais por habitante por ano, enquanto as cidades do litoral arrecadam duas ou mais vezes ou mais esses valores, com destaque para São Sebastião que arrecada cerca de mais de três vezes a arrecadação de São José. A questão é mesmo de gerenciamento do sistema de ensino regional. Todas essas cidades precisam melhorar muito o seu modelo de educação ou o habitante do litoral nunca vai poder concorrer com os de outras cidades na busca de empregos ou em vestibulares. O Caiçara não pode ser considerado raça baixa ou raça menor, quando comparado com os estudantes de outras cidades do mesmo estado e da mesma região metropolitana. O problema está na qualidade dos gestores públicos dessas cidades que se preocupam com o turista e com obras suntuosas, mas esquecem dos moradores locais.

Procuram-se secretários de educação eficientes para o litoral.

Nenhum comentário: