segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O GOVERNO MUNICIPAL DE UBATUBA ESTÁ DE PARABENS

O prefeito de Ubatuba, o petista Mauricio Moromizato, começa a mostrar a tendência popular do seu governo. Está vigendo a lei que reduz a gratuidade da passagem de transporte urbano. A Constituição Federal garante a gratuidade desse serviço ao idoso de 65 anos para mais, e o Estatuto do Idoso afirma que a partir de 60 anos as pessoas são consideradas idosas. Ficou um impasse entre as duas idades, que o próprio estatuto do idoso atribui ao governo municipal a responsabilidade de conceder ou não a passagem gratuita ao idoso a partir de 60 anos. Várias cidades já aprovaram lei municipal dando o benefício aos maiores de 60, e agora Ubatuba fez isso.
Mauricio Moromizato
O assunto foi levantado nos meios políticos de Caraguá, mas alguns vereadores e o prefeito da resolveram questionar um suposto prejuízo que as empresas teriam se o idoso de 60 não pagasse a passagem.
Esse é o argumento da empresa que vai deixar de receber a passagem dos idosos, que os políticos de pouca visão acabaram por aceitar como prejuízo realmente existente.
Ora, se os ônibus rodam quase o dia todo com poltronas vazias, e se eles têm que rodar no horário mesmo que não estejam cheios de passageiros, quantos idosos de idade entre 60 e 65 anos seriam necessários para obrigar a empresa a colocar mais ônibus em circulação? Certamente, não haveria superlotação e idosos, porque eles iriam ocupar na realidade as cadeiras já andam vazias.
Parabéns ao prefeito de Ubatuba que enxergou que a empresa não vai quebrar por isso, e os idosos que na sua maioria ganham aposentadorias de pouco valor, poderão se locomover sem gastar dinheiro.
O desafio agora, é alguém mostrar qual será o prejuízo da empresa de ônibus de Ubatuba, Será que vai à falência por conta dessa lei?
Os vereadores de Caraguá já estão na hora de votarem a gratuidade das passagens sem se incomodar com a gritaria da empresa que já está na vantagem do monopólio que não é permitido em lei. Opera sozinha o transporte coletivo, cobra uma passagem cara, presta serviço de qualidade apenas razoável, não cumpre horários, baniu os cobradores, e ainda cobra dos idosos que poderiam trafegar de graça.

O Tato e o Lelau que são considerados vereadores independentes bem que poderiam apresentar o projeto e pedir ajuda da população para encher a câmara na hora da votação. Será que eles resistem à pressão?

Nenhum comentário: