quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TÍTULO DE CIDADÃO É COISA SÉRIA

A atribuição de título de cidadão está virando piada de mau gosto e se continuar assim as pessoas vão começar a recusar a honraria. Há atribuições que não se explicam porque o cidadão honorífico é uma pessoas que tenha prestado serviços relevantes à sociedade como um todo. Seria o Professor Gardelin, a professora Adali, e inúmeras personalidades que fizeram força para melhorar a condição de vida dos habitantes de Caraguatatuba. Há vereadores pelo Brasil a fora que fazem o possível para serem gratos a seus favores pessoais sem levar em conta o interesse coletivo como um todo e acabam dando cidadania à mãe de sua cunhada, ao amigo de futebol, à mãe da sua ex-mulher, ao bêbado folclórico, ao presidente do clube de pelada, a políticos desonestos e cheios de processos por improbidade, e assim vão deturpando a horaria.
Se forem observadas as horarias concedidas em certas cidades, a conclusão é que muitas delas são em troca de votos, outras em troca de oportunidade de negócio que nada têm a ver com a coletividade como um todo.
O mais adequado seria a criação de um conselho municipal eleito pela população para avaliar a cada indicação e filtrar as que de fato devem ser levadas a termo. Ia sobrar pouco, muito pouco mesmo.
O representante do povo deve agir como se fosse o próprio povo e nunca em razão de suas empresas ou negócios que lhes rendem vantagens pessoais.
Ser vereador não é fazer negócios, mas fazer a felicidade do povo que representa, valorizando a instituição que é pública e não privada.  Qualquer semelhança é mera coincidência.

Nenhum comentário: