terça-feira, 13 de janeiro de 2015

UM SERRALHEIRO EM PÂNICO NA FILA DA SAÚDE EM CARAGUÁ

A saúde é um grande problema na gestão do Prefeito Antônio Carlos em Caraguatatuba, e quem está pagando o pato é o pobre.
Agora foi um trabalhador serralheiro que está com sérios problemas na coluna vertebral, com sintomas semelhantes ao de uma hérnia de disco, que provoca dores nas pernas e o impede de ter uma vida normal.
Ele nos procurou para pedir que publicássemos o seu caso, porque não aguenta mais a humilhação de sofrer dores terríveis e não conseguir contar nem com a qualidade do serviço de saúde porque nem consegue acessar o sistema e nem com a solidariedade humana dos que assistem o seu dilema e não lhe dão a chance de sair do estado de sofrimento intenso. Foi a um posto de saúde e o encaminharam para o AME, Ambulatório de Especialidades Médicas de Caraguatatuba, órgão do governo do estado criado há uns sete anos para acabar com as dificuldades no atendimento especializado, e ai começa o seu martírio de pedir pelo amor de Deus e nem assim conseguir a solidariedade humana dos administradores do setor que o colocam numa fila que não tem fim. O exame de raio X que foi efetuado não é suficiente nesses casos que exigem um exame de ressonância magnética. Esse exame, pelo AME leva mais de um ano se não dois, e as dores não esperam. Trabalhar como serralheiro é impossível, seu casamento também fica abalado por conta das dores que o impedem de ser um bom marido e a paciência tem limites. Não pode pegar uma criança no colo, todo por conta de um atendimento de saúde de péssima qualidade na rede pública municipal. A secretaria de saúde de Caraguá já teve mais de dez secretários em seis anos o que mostra bem a falta de capacidade da prefeitura em conseguir alguém que de fato entenda de saúde e faça funcionar a máquina emperrada, cheia de favores e desfavores e a insegurança do prefeito que não acerta nunca nessa dança de cadeiras, que o faz campeão de troca-troca de secretários, e já se aproxima dos 80 ou 90 secretários em seis anos de governo, um governo fraco e confuso! Quem conhece alguém importante chega aos médicos e às cirurgias, mas quem não tem o mesmo “QI” fica numa fila infinda, sofrendo como o serralheiro da Serralheria Aurora, que está há mais um ano sofrendo dores, tomando medicamentos para suportá-las, precisando trabalhar, e não consegue uma ressonância porque no sistema do ACS ele não tem prioridade, e na rede particular o exame custa cerca de R$1.100,00 quantia de que ele não dispõe. Para não passar maiores necessidades, tem trabalhado uma parte do dia e passa outra parte deitado para se recompor.

Será que um dia esse governo do PSDB vai dar prioridade aos exames médicos ao invés de colocar mármore na mureta da praia?

Nenhum comentário: