sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

VEREADORES QUEREM SER PREFEITOS

Quase todos os vereadores desejam ser prefeitos e seria normal imaginar-se que todos deveriam mesmo desejar crescer na carreira política. O vereador de vários mandatos acaba acostumado com vidinha e atender pessoas, conseguir "quebrar alguns galhos", um vaguinha na creche, e outras soluções clientelísticas, e na hora de decidir se se candidata a prefeito ou a vereador, ele tem medo de não ser eleito prefeito e não conseguir ser mais nem vereador. Sem mandato o político some da mídia, some das urnas e acaba sumindo da vida pública. Alguns que estudaram e têm capacidade profissional, voltam pra vida privada e lá conseguem realizar-se economicamente, mas sempre com saudades do poder que enebria a alma e nuca mais a abandona. É uma espécie de contaminação não dispersível que invade o ego e faz do cidadão um eterno dependente "químico" irrecuperável da fama  e das benesses do salário fácil e em alguns casos, das propinas.
É comum a gente ver ex-vereadores andando pelas ruas se oferecendo para resolver problemas junto ao poder público numa forma de se sentir importante. Ou um ex-vereador buscando empregos públicos porque não consegue se realizar no mundo real fora da fantasiosa orgia do dinheiro público abundante e mal controlado.
Por isso, dá pra entender porque certos vereadores de vários mandatos, continuam se candidatando até não mais conseguir reeleger-se, momento em que sai da vida pública e passa para a história. Na grande maioria das vezes eles vão viver o resto da vida à sombra do seus "status" de autoridade, agora existente só no seu imaginário. Exibem fotos, matérias de jornais, e vivem sonhando em poder voltar ao poder em algum dia que nunca chega.

Nenhum comentário: