quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

E AGORA JOSÉ?

E agora José?  Carlos Drummond de Andrade, perguntou em seu ensaio literário, e a pergunta é sempre oportuna, tão mais agora quando toda a casa da corrupção está ruindo no cerne da política nacional. Tinham os membros do partido dos trabalhadores que fazer o mesmo que fazem os outros partidos para se manterem no poder?
Foi um enorme desapontamento para os eleitores da Dilma, ver que pessoas da confiança do eleitor que se diz consciente, estão envolvidas em ações que desmoralizam o país como um todo. A esperança de governo menos corrupto está caindo por terra a mostrar que ainda não encontramos uma solução para os desvios de dinheiro público. Ao que parece, as coisas pioraram e hoje foi um monte de dinheiro encontrado em cofre de casa de membros de empresas fantasmas, canetas, dólares, relógios caros, automóveis importados, tudo igual ao que já se viu, e agora feito por gente que não podia estar envolvida nessas ações.
A pergunta é a que fez Drummond: e agora José?
Como é que vai ficar a cabeça do povo que vai ter que votar de novo e que vai acabar engrossando a fileira dos votos nulos, brancos, ou simplesmente abstêmios, porque não dá pra motivar pessoas a depositarem votos em urna. Seria mais conveniente, que votassem a reforma eleitoral bem rapidamente e aprovassem o voto facultativo para que o povo possa se ausentar sem ter que justificar.
O mais adequado não seria isso, mas quem vai explicar ao povo que ele deve escolher se ele escolheu e errou, e agora está muito bravo por ter sido enganando mais uma vez?
Não venham dizer que a corrupção de um partido pode e a do outro não pode, e nem dizer que a corrupção praticada por um grupo partidário é “socialística” e se praticada pelos adversários é roubalheira. Não venham dizer que os companheiros estão sendo injustiçados, pelo Joaquim Barbosa, ou que tudo não passa de articulação da imprensa venal. Os cidadãos inteligentes e sérios vão colocar no paredão qualquer um que tenha se comportado errado não importa de que partido seja. O nosso partido tem que ser o Brasil, com as cores da bandeira nacional e nada mais.
Caiu a direção da Petrobrás, mas ainda é pouco porque se for provado o prejuízo de 82 bilhões, cadeia é pouco, e não há nenhuma justificativa para roubarem tanto de uma empresa que sempre foi referência nacional de eficiência e gerenciamento eficaz.
Tenho grandes amigos no PT, mas se o partido não conseguir se livrar dessa maldita turma do vale tudo por dinheiro, vai ser uma pena para o eleitor brasileiro que acreditou que seria diferente.
E agora José Dirceu, e agora José Genoíno, e agora tantos outros Josés, que tudo veio à tona e o povo está indignado?
Conversei hoje, via “Skype” com uma amiga que mora nos Estado Unidos e ela me disse que está envergonhada dessa safadeza que a imprensa internacional está publicando. Não venham também com a ideia de que com o Aécio seria diferente porque Minas não votou porque conhecia a peça.


E agora José?  José, para onde?

Nenhum comentário: