Jovem Pan recebia R$ 10 mil por reportagens pró-Kassab, diz revista
por Redação — publicado 13/07/2015 16h20, em CartaCapital
Emissora paulista de rádio veicula propagandas de órgãos estatais como se fosse programação jornalística
A Rádio Jovem Pan, emissora paulista que produz conteúdo jornalístico
e esportivo, veiculou propagandas estatais “disfarçadas” de conteúdo em
sua programação durante a gestão Gilberto Kassab (PSD). É o que afirma
reportagem de capa da revista Piauí deste mês. Segundo a publicação,
durante a gestão de Kassab (PSD), atual ministro das Cidades, os
repórteres da rádio recebiam até 10 mil reais extras por reportagens que
enaltecessem programas ou ações da prefeitura.
“Na gestão de Gilberto Kassab, do PSD, a prefeitura costumava pagar
cachê aos repórteres da [Jovem] Pan por esse tipo de serviço, e um
jornalista poderia receber até 10 mil reais extras fazendo uma
reportagem pautada pelos marqueteiros da prefeitura”, informa a edição
de julho da Piauí.
De acordo com a revista, propagandas de empresas ligadas ao governo
Geraldo Alckmin (PSDB), como Metrô e Sabesp, aparecem na programação em
formato de “publieditorial” sem a devida identificação.
Nesses casos, o ouvinte não é informado de que se trata de
publicidade e não de jornalismo. Neste ano, o Metrô investiu 235 mil
reais na Jovem Pan. Em 2014, esse valor chegou a um milhão de reais.
A reportagem de Piauí é centrada na guinada ideológica da Jovem Pan, ao longo dos últimos meses.
Segundo a publicação, a emissora optou por um discurso conservador na
tentativa de recuperar a audiência, visando o eleitorado antipetista.
Desde novembro de 2014, o Jornal da Manhã, um dos principais programas
da rádio, conta com comentários da jornalista Rachel Sheherazade. Quem
também tem um programa na emissora é Reinaldo Azevedo, colunista da
revista Veja e do jornal Folha de S.Paulo.
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