domingo, 2 de agosto de 2015

"WHATSAPP" PODE SERVIR DE PROVA NA JUSTIÇA

A tecnologia tem sido instrumento de comunicação digital através dos telefones celulares e da internet especialmente nas mensagens por “whatsapp”. As pessoas têm a facilidade de mandar torpedos, mensagens em tempo real, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do que é escrito. A justiça brasileira já está considerando como instrumento de prova essas comunicações que se levadas ao conhecimento do juiz dentro de algum processo em andamento podem gerar indenizações ou até penas de prisão. Isso quer dizer que as mensagens ofensivas contra a honra de alguém ou mensagens que impliquem reconhecimento de alguma obrigação podem servir de motivo para condenações judiciais.
Um exemplo seria o caso de alguém que em momento de ódio irroga alguma forma de ameaça de causar mal ou de agredir alguém, e a pessoa ofendida ou ameaçada resolver levar o caso à justiça. Se a mensagem for levada ao conhecimento do juiz ele poderá levar em conta o conteúdo da mensagem ao decidir a ação.
É importante que as pessoas saibam que a mesma facilidade de comunicação permitida pela tecnologia digital, traz no seu bojo os perigos de condenação na justiça.
Em momentos de raiva a pessoa pode perder o senso de limite e transgredir as regras basilares do direito, muitas vezes sem perceber o excesso e se do outro lado isso puder ser utilizado contra o transgressor, poderá não haver retorno da mesma forma que poderia ser desconsiderada uma ofensa verbal, que por ser apenas verbal, não estará registrada em nenhum lugar que possa servir de prova judicial.
Quem usa o telefone celular para se comunicar com outras pessoas pelos aplicativos usuais deve ter cuidado com o que escreve porque se não poderá ser surpreendido com alguma forma de ação civil ou criminal e ter sérios problemas lá na frente.

O mundo progride a tecnologia avança e as pessoas precisam se adaptar à nova realidade.

Nenhum comentário: