segunda-feira, 12 de outubro de 2015

OS "MARRONZINHOS" ESTÃO MUITO PREOCUPADOS

Os agentes de trânsito do município de Caraguatatuba são servidores públicos municipais, em cargo que depende de concurso público embora as funções não sejam bem exatamente definidas. Há poucas semanas, o Blog recebeu a informação de que a chefia do setor estaria exigindo que os agentes distribuíssem panfletos de combate à dengue, com ameaça de punição aos que se negassem participar, ainda que essa atividade não fizesse parte das suas atribuições.  Agora, não se sabe ao exato se é ou não verdade, circula na internet a informação de que o estatuto do servidor estaria para sofrer mudanças que alteram significativamente o sistema de escala de serviço e reduz em muito os limites das quantidades de horas extras. O Blogdojoaolucio teve acesso ao material e dá pra duvidar que aquela redação da internet seja algo oficial, porque contém erros de português, e uma lei não pode conter erros de grafia porque isso poderia gerar dúvidas de interpretação. Lei tem que ser precisa. Entretanto, é bom que os agentes de trânsito fiquem com a antena ligada para alguma eventual surpresa já que o sistema político de qualquer governo pelo Brasil a fora não merece confiança absoluta.
Caso seja verdade é bom que a categoria se organize para impedir que os vereadores votem algo que os possa prejudicar.
Qualquer sindicato sério, defende a respectiva categoria e nunca aceita que trabalhadores percam direitos já adquiridos. Seria o caso de os agentes que receberam no celular essa matéria, levarem o assunto ao presidente do sindicato para que seja esclarecida de vez a dúvida.
O seguro morreu de velho e prevenir é melhor do que remediar.
O prefeito de Caraguá não mostra grandes simpatias pela categoria de servidores que, em governos anteriores desse mesmo prefeito, a classe ficou vários anos sem o reajuste salarial de lei, e é sabido que ele adora a tal terceirização. Contratam empresas privadas porque acham e falam pelas esquinas que servidor público não produz e que se não contratarem empresas privadas, os serviços não andam.
A gente sabe que a história é bem outra. Os servidores públicos não têm é dinheiro para custear eleições como as empresas que prestam serviços públicos mostram ter (vide a operação lava jato).  A terceirização é uma forma de diminuir o valor do servidor que além de tudo ainda tem que aguentar chefes que não entendem nada do serviço, mas dão ordem por conta dos cargos de confiança politicamente preenchidos. Os concursados ainda têm que puxar o saco desses “analfas” pra não serem transferidos pra qualquer cantão da cidade.
Os agentes de trânsito deveriam ser muito mais importantes do que apenas aplicarem multas para satisfazerem a fúria arrecadadora desses governos, e poderiam ter função muito mais de educadores de transito do que de “multadores de trânsito”. Alguém vai dizer, como se viu antes aqui, que motorista que erra no trânsito tem que ser multado mesmo, mas se for para levar a ferro e fogo, teria que ter pena de morte pra quem recebe propina e pratica corrupção no poder, o que é muito mais grave do que simples erros de trânsito sem quaisquer consequências danosas.
Se os motoristas não podem cometer nem pequenos erros involuntários, torna-se desumano o tratamento que além de não educar gera revolta, e complica a relação do agente em relação ao cidadão que paga salários para que os servidores trabalhem a favor e não contra o povo. O risco já é conhecido porque em Caraguá já houve morte de agente de trânsito por conta desses rigores exacerbados e por conta disso os agentes de trânsito recebem adicional de periculosidade ou de risco como queiram.
Lá em Sucupira, se a gente for governo a terceirização vai ser reduzida ao mínimo do mínimo, os servidores serão qualificados e motivados para terem de volta o orgulho de ostentarem no peito o crachá funcional. Nós faremos com que todos entendam que o servidor público, seja ele de que categoria for, estará a serviço do povo e não dos grupelhos palacianos.

Agente de trânsito vai ser muito mais do que apenas “multador” ou entregador de panfletos.

Nenhum comentário: