quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A CRISE DA FALTA DE VERGONHA NACIONAL

O Brasil não está morrendo asfixiado como querem alguns, que, sem maiores cuidados parecem torcer para o quanto pior melhor. A crise que anunciam ser a mais severa de todas, não se aproxima das crises vividas nos anos 90, por exemplo, em que o comércio não conseguia cumprir as metas mínimas de vendas ao consumidor.
A crise atual não é exatamente uma crise econômica gerada por uma economia por si só decrescente, mas uma crise política em que os membros dos três poderes se estranham, se ofendem, se perseguem, tudo porquê o governo federal não consegue ou não quer conter a escalada das investigações da polícia federal contra políticos, o que gera intranquilidade nos meios palacianos, nutrido há décadas por uma corrupção profunda.
O Senado Federal tem um presidente que está sob suspeita, sendo investigado por corrupção. A câmara de deputados federais tem um presidente que está sendo processado por manter contas secretas com muito dinheiro em bancos de fora do Brasil e ameaçado de ser cassado. A presidente da república ainda não foi incluída em nenhum caso de corrupção, mas, talvez, por não ter disposição para negociar politicamente as atuações da polícia federal, e aliviar a situação dos políticos acusados de corrupção, está sendo considerada culpada pelo fato de ter pago contas do programa "minha casa minha vida" com dinheiro de bancos públicos. As tais pedaladas fiscais de que é acusada, não levaram nenhum dinheiro público para a conta particular da presidente ou de seus familiares, ou pelo menos isso não foi observado até então.
Assim, ao que parece, quem olha o processo de cassação intentado contra a presidente parece ser uma forma de retaliação provocada pela insegurança em que se encontram os nossos corruptos de plantão. O atual governo federal, pode não ser o melhor que se poderia ter, mas certamente está sendo vítima da sua falta de "cintura" nesse ambiente poluído que é o poder político.
Se a Dilma for cassada e o Temer assumir, uma das consequências  mais evidentes e até já anunciada na grande mídia, será o controle da polícia federal para que cessem as investigações contra políticos. 
A queda da Dilma parece interessar muito mais à corrupção do que ao Brasil honesto dos trabalhadores sérios. Não ponho a minha mão no fogo por nenhum dos políticos que andam em evidência por ai, mas que a trama pela derrubada parece sórdida eu não tenho dúvida.
Evidente está que a crise econômica é resultado da insegurança política e que assim que acabarem as retaliações entre os detentores do poder, o Brasil se equilibra e volta a crescer porque o nosso destino é ser grande.

Nenhum comentário: