terça-feira, 1 de dezembro de 2015

NA INTEGRA UM RELATO SOBRE OCUPAÇÃO DA ESCOLA COLÔNIA DOS PESCADORES

Prezado João Lucio,
Envio este e-mail na esperança de dar voz a um grupo maravilhoso, mas que tem sido espancado pelo poder econômico e pelo monopólio da informação em todas as esferas. Muitas calúnias estão sendo divulgadas (principalmente em certa rádio de nossa cidade) e o devido direito de resposta não tem sido dado, de maneira proposital. Segue breve relato sobre minhas impressões da ocupação no EE Colonia. Se possível, peço-lhe o obséquio de divulgar essa informação, que ao fim de tudo, não passa de um pedido ao diálogo.
Abraços e de antemão agradeço,
Newton


"Bons dias,
Acabo de chegar da Assembléia Geral dos Estudantes na Ocupação da EE Colônia dos Pescadores.
Verdadeiramente emocionante e animador ver tamanha organização e luta em prol da educação no feudo caraguatatubense. Gostaria de elencar alguns fatos que me chamaram a atenção:
1) A escola está mais limpa e organizada do que da última vez que lá estive. União, amor, companheirismo, autonomia e clareza de idéias transformaram-na num espaço bem mais acolhedor. A nova direção está aprovada e inclusive deveria substitiur a antiga...
2) A Assembléia Geral foi extremamente organizada, democrática e critica. Vale a pena participar!
3) Fui muitíssimo bem recebido.
4) Os relatos de preconceito (raciais, machistas, de classe) sofridos pel@s estudantes via meios digitais é algo aterrador. Infelizmente apenas um reflexo da sociedade atual. O movimento ganha mais importância, pois serve para iluminar esses tempos tenebrosos nos quais vivemos.
5) É muito triste constatar a peleguice de muitos professores, preocupad@s apenas em arrumar horários e ganhar migalhas da direção. Assusta, mas não surpreende. O estrago que fazem juntos aos estudantes é terrível e causa ojeriza. Chegam a dizer que irão reprovar os alunos, mas estão na verdade em recesso, provavelmente dormindo em casa nesse dia chuvoso.
6) A Assembléia e a visitação à escola É A MELHOR FORMA DE SE INFORMAR! Recomendo que os alunos que ainda não foram, pais e sociedade em geral irem até lá! Vcs irão se surpreender!
7) As armas que estão sendo usadas contra os alunos são as mais baixas e sujas possíveis: TORTURA( sim, você não leu errado. O alarme tocando na madrugada de meia em meia hora é técnica utilizada por militares e aparelhos repressivos em todo o mundo), CALÚNIAS E DESINFORMAÇÃO EM RÁDIOS E JORNAIS, AMEAÇAS DIRETAS E VELADAS! Revoltante!
Na Assembléia de hoje compareceu a diretora. Parece que entraram num consenso. Infelizmente o que ela disse, não pareceu disposta a entregar por escrito. Os ocupantes só reivindicam uma coisa: um documento oficial garantindo que não serão fechadas mais salas! Apenas isso! Assinado pela DE ou pelo Governador, tanto faz. Chegando em casa ainda ouço este áudio absurdo (http://cartacampinas.com.br/2015/11/vaza-audio-de-reuniao-em-governo-alckmin-declara-guerra-as-escolas-ocupadas/) e descubro que na verdade a diretora apenas seguiu um script escrito em nefasta reunião realizada no último domingo.
De todo, estou muito feliz por ter presenciado algo tão lindo. O que ess@s alun@s estão aprendendo deste quinta feira é mais coisa do que muitos aprenderão durante toda uma vida. Só a luta ensina! 
Se você estiver lendo esse breve texto e não concordar com a ocupação, só recomendo uma coisa: VÁ ATÉ A ESCOLA EXPOR E DEBATER SUAS IDÉIAS! Será muito bem recebido e poderá aprender muito!
INFORMEM-SE NA FONTE, pois existe muita gente paga para espalhar mentiras e calúnias. São os servos reacionários e sujos de sempre!
Força, resistência e luta!
Parabéns a tod@s!
Newton Brigatti"

Um comentário:

Newton disse...

Muito obrigado pelo espaço! Sabia que podia contar convosco para promover um espaço de divulgação democrático!
O histórico do blog é ótimo desde o movimento dos professores da rede municipal!
Muita saúde e parabéns pela iniciativa!