quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

NATAL É TEMPO DE AMAR

A história do nascimento de Jesus Cristo é a mais viva de todas as histórias lembradas em todas as nações. Claro que há outras formas de crença que não o cristianismo, mas é certo que seja a mais importante manifestação religiosa do mundo.
Os brasileiros formam uma enorme legião de cristãos que, à época do natal, em que se comemora o nascimento do maior herói nacional, se tornam muito sensíveis, e realizam o tempo de reflexão, para que as pessoas pensem mais profundamente no verdadeiro sentido da vida. Nessa hora, o rico chora de saudade de alguém que o seu dinheiro não conseguiu manter ao seu lado, e os pobres choram as ausências que a sorte lhes tenha proporcionado. 
O coração fica enfraquecido, a alma delicada e manhosa, gerando um ambiente de sentimentos e culpas.
Os presentes são a compensação na reciprocidade de carinhos e afagos que fazem dos seres mais abrutalhados, almas sensíveis e pacíficas.
A data é o retrato da carência social e indica com certeza a simplicidade do ser humano que segundo o pensamento de Lacan necessita do carinho para subsistir e ele escreveu o seguinte: "O que um ser humano mais deseja é ser desejado por outro ser humano". O desejo da frase não quer dizer somente o sexual, mas o desejo da amizade também pode ser objeto da intenção do Lacan.
A gente quer que alguém deseje estar ao nosso lado na saúde e na doença, na alegria ou na tristeza, ainda que seja um parente, um amigo ou uma amante.
João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: