terça-feira, 8 de dezembro de 2015

UM DIA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA

Um dia importante este em que eu recebi do ministério do trabalho a minha credencial de jornalista, sob o número 80445/SP. Depois de mais de trinta anos vendo artigos meus serem publicados por jornais impressos, revistas, e internet e depois de mais de oito anos apresentando jornalismo em várias emissoras de rádio, achei por bem buscar o credenciamento profissional, para estar mais confortavelmente neste ambiente maravilhoso da informação. Mesmo depois de ter trabalhado como economista e advogado, senti que faltava este importante complemento no meu curriculum.
O que há de tão importante nesta nova profissão?
Ao médico é dada a atribuição de curar doenças, aos advogados a defesa dos direitos dos cidadãos, e ao jornalista caberia uma missão não menos importante, a de levar informações às pessoas para que elas tenham conhecimento do que ocorre sem eu entorno, e consigam se posicionar melhor na sociedade. O jornalista é como o pássaro que tem a missão de levar alimento ao ninho, onde filhotes frágeis necessitam dessa proteção. O povo como um todo não tem condições de buscar as informações de que necessitam e por isso conta com a nobreza da atividade jornalística para saber o acontece no mundo, que sem os jornalistas seria um mundo cego, surdo e mudo. O pássaro tem a responsabilidade de levar alimentos saudáveis aos filhotes e o jornalista a responsabilidade de levar informação correta sem distorções e sem enfeites, para que o povo tire as suas conclusões e forme a sua própria opinião.
A ética é fundamental para quem queira ser respeitado como profissional em qualquer profissão, inclusive nesta, a de jornalista que necessita da credibilidade para repercutir o seu trabalho.
Quero pedir licença aos senhores jornalistas para ingressar oficialmente nesse universo maravilhoso, e o juramento em faço agora, publicamente, com a promessa de praticar os atos da profissão com esmero, honestidade de propósito e com absoluta lealdade.
João Lúcio Teixeira

Jornalista- MTB- 80445/SP

Nenhum comentário: