quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ILHABELA PODERÁ TER CANDIDATO A PREFEITO DA REDE SUSTENTABILIDADE

O Vereador Sampaio que vem fazendo excelente trabalho na Câmara Municipal de Ilhabela, com independência e equilíbrio, pode ser um dos candidatos a prefeito da cidade pelo partido da Marina e, quem sabe, dar muito trabalho aos demais concorrentes. Sampaio tem uma carreira ainda curta já que cumpre o seu primeiro mandato como vereador, mas neste período conseguiu mostrar que é possível ser vereador sem “vender a alma ao diabo”, parafraseando os “Engenheiros do Hawaii”, e sem se submeter às exigências de outros poderes. De início assim que foi empossado, as dificuldades foram enormes por conta do seu comportamento em relação ao poder executivo o que lhe rendeu em alguns momentos perda do sono e até da tranquilidade, mas que foi logo superado pela força de vontade e da sua personalidade forte e bem estruturada.
O seu maior desafio foi impedir a construção do teatro da cidade quando engenheiros da associação local encontraram diversas irregularidades na obra e o procuraram para pedir a sua intervenção. O vereador, corajosamente entrou na justiça e, com a ajuda da promotoria pública, impediu que a obra continuasse antes de solucionados os problemas indicados. Depois de mais de um ano a prefeitura não reiniciou os trabalhos por ainda não ter conseguido autorização da justiça para tal. Parece, antipática a atitude do vereador, mas se havia importantes irregularidades técnicas na construção e no sistema de cobrança dos serviços já realizados, isso terá que ser resolvido antes do prosseguimento, até porque a obra poderia ter sérios problemas estruturais depois de pronta, até com risco aos usuários.
Sampaio denunciou corrupção em vários outros setores e a justiça está incumbida de apurar.
Esse tipo de comportamento do vereador deveria ser a regra em todo o Brasil, mas, infelizmente não tem sido assim porque os vereadores em geral, com exceções é claro, preferem pedir favores aos prefeitos e assim comprometerem a sua função constitucional de fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Caso o Sampaio saia vitorioso numa possível disputa para prefeito, estará a Ilhabela mostrando ao mundo que o Brasil tem jeito, que o eleitor pode não ser mais objeto de manobras politiqueiras iludido por falsos profetas. Os prefeitos de modo geral só querem fazer obras, mais obras, mais obras, porque nelas podem colocar placas com seus nomes, podem apontar o dedo e dizer "isso foi eu que fiz", e ainda permitir desvios e propinas em muitos casos, porque a construção civil mostra na operação "lava jato" que é um antro de corrupção e superfaturamentos que causam grandes danos aos cofres públicos.
Sampaio poderá estar inaugurando no Litoral Norte de São Paulo uma nova consciência de gerenciamento de coisas públicas, onde o ser humano deva ser mais importante do que o saco de cimento, e as obras sejam realizadas segundo as melhores e mais modernas técnicas de construção. Afinal é comum se ver obra pública recém inaugurada, e já com trincas, afundamentos, goteiras e muito mais.
Parabéns a Ilhabela por ter a oportunidade de aprimorar a qualidade do voto direto e secreto, conquistado com tanto suor e lagrima de brasileiros corajosos nos anos 70 e 80 por ocasião das diretas já.

Claro que ninguém é candidato por ora, mas seria bom que se confirmasse essa possibilidade de o Sampaio ser mesmo mais um bom nome na disputa.

Nenhum comentário: