quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

JUSTIÇA DE SÃO PAULO PROÍBE APREENSÃO DE CARROS UBER

O tribunal de justiça de São Paulo, decidiu em recurso impetrado pelo aplicativo Uber que a prefeitura não pode apreender veículos que estejam operando sob o sistema, que teve o seu surgimento nos Estado Unidos. O fato é que a justiça não autoriza a atividade, mas não permite que ela seja proibida pela prefeitura. Assim fica claro que o sistema poderá operar livremente na capital sem restrições, já que não podem ser apreendidos os seus veículos.

O Brasil já não tem sapateiros, barbeiros, alfaiates, cobradores de ônibus, e agora poderá ver extinta a atividade de taxista, que poderá ser derrotada pela tecnologia.
Antigamente eram denominados de "carros de praça" já que permaneciam em filas nos pontos das praças junto a um telefone fixo de campainha estridente e o primeiro da fila era quem atendia à primeira ligação.
Depois, com o advento dos telefones celulares os carros de praça perderam a referência do telefone fixo e o celular começou a permitir que um motorista fosse localizado pelo seu freguês onde estivesse e assim, permitiu a furação de fila, e por extensão a queda do sistema baseado no fone fixo.
Agora, chega ao Brasil o aplicativo Uber que permite aos carros credenciados um sistema menos rígido, mais confortável e mais moderno de atendimento.

A prefeitura de São Paulo, diante da pressão dos taxistas, vinha apreendendo esses veículos, até que ontem a justiça decidiu que não podem mais ser apreendidos. Aos poucos os taxistas, vão vendo a possível extinção da exclusividade do serviço e quem sabe, a extinção de mais uma profissão antiga no Brasil.

Nenhum comentário: