quinta-feira, 12 de maio de 2016

URBANISMO EM DESTAQUE

O secretário de urbanismo de Caraguatatuba, esteve pessoalmente no antigo Bar do Lima na praça central de Caraguá e efetuou uma notificação aos proprietários Edu Gama e Mara Amaral, para que retirem as cercas, e os toldos que ampliam a área coberta do bar que usa parte da área da praça. Nos disse a Mara que o secretário foi deselegante e a ofendeu ao falar que aquilo parece uma "favelinha" e tem que ser retirado.
A Mara estava uma fera, e publicou na internet o fato e nos disse que falou para o secretário que favela são os moradores de rua que ficam em frente ao seu bar bebendo e incomodando os transeuntes e os clientes do seu bar. Disse que falou pra ele que a poda das árvores cheias de galhos velhos e de parasitas, a limpeza dos bancos imundos, fazem da praça uma favela. O secretário respondeu que isso não é de sua responsabilidade porque urbanismo cuida do visual, da desobstrução de passeios, e de outros assuntos atinentes.
A quem esteja fora do debate, parece que assiste razão aos donos do bar que aliás o compraram faz pouco tempo, pagam uma parcela relativamente alta e se tiverem as suas atividades reduzidas, certamente poderão sofrer sérios prejuízos. Se isso não justifica possível descuido do secretário de urbanismo, serve para dizer que se a prefeitura permite um monte de bêbados na mesma praça, perfazendo uma grande vergonha para a cidade, e se a prefeitura não planta sequer gramas nos canteiros da mesma praça, e se não limpa os bancos que alem de sujos estão quebrados, não poderia exigir que os toldos que estão ali há mais de quatro anos, seja retirados por estarem envergonhando a vergonhosa praça central de Caraguá.
Se a praça é uma favela como um todo, pra que dificultar a vida de um casal cuja mulher nasceu na cidade, vive ali desde sempre e ao que se sabe está fazendo das tripas coração pra pagar as parcelas da compra do estabelecimento que vinha funcionando do jeito que está?
O secretário de urbanismo eu conheço e me parece pessoa educada, mas que talvez esteja sofrendo pressões para atitudes que não se justificam.
Calma e urbanidade no processo de abordagem podem ser mais recomendado porque a vida tem sido difícil para todos os brasileiros nessas épocas de mudanças políticas e conceder algum prazo para que as pessoas se adequem seria o mais recomendável. 
Não dá pra relaxar, mas dá pra ser razoável quando se trata de sobrevivência humana. A Mara e o Edú estão lutando para sobreviverem e um golpe muito forte nesse instante pode ser fatal. Afinal aquele bar tem mais de 20 anos do mesmo jeito que etá hoje. 

Nenhum comentário: