quinta-feira, 12 de maio de 2016

VÔLEI E BASQUETE PERDEM AS VERBAS DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Na década de 90 quando exerci a função de secretário jurídico do município de São José dos Campos, sempre alertei aos colegas de pastas e à prefeita que era proibido investir dinheiro público em esporte profissional e em festas não oficiais.
Mais de vinte anos depois a prefeitura continua com problemas com a justiça por conta desses gastos com vôlei e basquete, chegando a ser obrigada a suspender todas as contribuições o que resultará no fim dos times que vêm representando a cidade.
Os dois esportes juntos consomem cerca de 3,5 milhões por temporada, e o ministério público, assim como o tribunal e contas, vêm apertando o cerco instaurando inquéritos que visem a punir os responsáveis pela autorização dessas despesas.
Claro que o dinheiro público tem que ser gasto exclusivamente no que seja destinado aos serviços públicos e esporte profissional não é serviço público assim como shows de cantores famosos não são serviços públicos.
O risco do gestor público que autoriza essas despesas, ainda que as câmaras municipais, autorizem é ter que devolver os valores aos cofres públicos mais tarde, e às vezes alguns anos depois de terem deixado os cargos. É que atos julgados ilegais e que resultem em prejuízo ao erário, não prescrevem e podem ser cobrados de volta décadas depois.
Ex-prefeitos têm sido condenados a devolver dinheiro de volta e seus patrimônios particulares acabam respondendo e nem sempre são suficientes porque os contratos públicos são de valores muito altos.
O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida determinou a suspensão de todas as verbas destinadas a esporte profissional e isso vai gerar junto à elite, que é quem frequenta o ambiente do vôlei e do basquete, vai se rebelar uma vez mais contra o prefeito que é do PT.
Em uma análise superficial dá pra ver que o fato que poderá afastar do prefeito a elite, mas poderá valorizar a sua avaliação no universo popular.

A mídia nessas horas é um inimigo feroz porque se beneficia com as verbas dos patrocinadores dos eventos esportivos. Certamente a mídia vai cair de pau na decisão, por mero interesse próprio. O prefeito tem que suportar o desgaste que o fato vai causar.

Nenhum comentário: