quinta-feira, 7 de julho de 2016

UM BRASIL QUE RESSURGE DAS CINZAS

Quando tudo parecia estar perdido, nasce um juiz negro cheio de “marra” que resolve dar um pontapé inicial no jogo da luta contra a corrupção no Brasil. Joaquim Barbosa, o mesmo sobrenome do Ruy Barbosa que lá atrás também prestou irrelevantes serviços ao povo brasileiro. O Joaquim enfrentou com a faca nos dentes os primeiros malfeitores surpreendidos pela justiça. Os “mensaleiros” foram pra cadeia e alguns estão encontrando enormes dificuldades para saírem da prisão.
Quando o Joaquim resolveu aposentar-se precocemente, o Brasil sentiu que perdia o seu ícone da esperança, um importante guardião da moral política nacional. Era o prenúncio do fim de uma grande esperança. Ele se foi, deixou o cargo de ministro do supremo tribunal federal e partiu para o anonimato, aparentemente casado do combate. Quem achou que a guerra estava acabando logo viu que o Barbosa fez de forma discreta uma simples passagem de bastão, como nas corridas de revezamento, em que os corredores cumprem um trajeto e passam o bastão para outro que vai seguir levando a esperança de medalha.
Se tudo parecia silêncio, como na lenda da Fênix surge das cinzas o juiz Moro que agarrou o bastão e tocou pra frente a corrida contra a corrupção. Se o Barbosa foi um grande atleta, Moro pode superá-lo e quem sabe repassar o bastão para alguém com mais pique, que ali na frente o aguarda ansiosamente.
Ministros de estado, senadores, deputados, governadores, e muito mais, todos dormindo sob a assombração e o medo de que a manhã às seis horas a polícia federal poderá estar batendo em suas portas. Alguns, aqueles mais audaciosos que fizeram o diabo para estarem hoje no poder, nem dormem direito, a menos que tomem soníferos fortíssimos, se droguem ou se embebedem. Quem diria que esses agentes do mal poderiam ser incomodados no seu tranquilo sono da impunidade. O Brasil mostra ao mundo que é um país safado, mas mostra também que não há mais impunidade por aqui.
Os prefeitos e vereadores andam com a pulga na orelha porque o castigo está vindo, não a cavalo como se dizia, mas de avião. Há vereadores que estão no cargo e são movidos à propina, e há prefeitos que fizeram tanta sujeira para seguirem no cargo que ao verem o castigo se aproximar andam tomando um monte de “porcariadas”, como diria a minha mãe, para conseguirem dormir. Hoje uma notícia importante alegrou o Brasil quando o Cunha, um dos maiores corruptos da história moderna do Brasil, renunciou chorando, ao mandato de presidente da câmara federal, e começa a ver o seu circo de papel ruir sob um enorme temporal.
Eu falava no rádio que ia ver o Brasil livre desses vermes e a profecia começa a ser realidade. Viva o brasil que vai voltar a ser Brasil.

João Lúcio Teixeira

Um comentário:

junior disse...

Ánalise baseada na Veja e Globo
O Juiz moro parcial , só ve o PT e quando trata de tucanos ou aliados faz vistas grossas