quarta-feira, 22 de março de 2017

BRASIL DE NOVO NA UTI DA POLÍTICA

BRASIL DE NOVO NA UTI DA POLÍTICA
Os senhores deputados federais do Brasil, vendo a viola em cacos com essa tal lava jato, mostram o quanto o poder se parece com a areia movediça. Quem cai dentro do poder quanto mais se mexe mais afunda e não tem volta, se depender apenas deles os políticos que desejam se afundar cada vez mais nas mazelas do poder, e se possível morrerem por lá.
Os financiamentos de campanha não mais poderão ser feitos por empresas, mas somente por pessoas físicas e isso trouxe uma preocupação insuportável aos políticos de carteirinha que precisam se reeleger sempre, ou aos caciques partidários que desejam indicar quem deve ser eleito para que sigam dando e recebendo favorecimentos.
Querem mudar a lei eleitoral e a principal preocupação é a tal lista fechada em que os dirigentes dos partidos indicam os nomes que formarão a lista de candidatos de forma que os primeiros nomes da lista serão eleitos mesmo que não sejam os mais votados. O eleitor vota no Zé e elege o Mané, mesmo que o Zé tenha mais votos do que o Mané.
Ora, se a constituição de 1988 revigorou a democracia da eleição direta pelo voto livre do eleitor, quem decide quem vai ser eleito é o eleitor e não a direção partidária ou os caciques das legendas. Se vigorar a vontade dos deputados e vingar a ideia da lista fechada, estará instituído no Brasil o voto indireto como ocorria na época da maldita intervenção militar em que quem elegia os políticos era um tal colégio eleitoral e não o povo.
A meu ver a ideia é simplesmente inconstitucional se for proposta por lei ordinária como desejam os parlamentares, já que se todos são iguais perante a lei, no mínimo as indicações da lista fechada deveria ocorrer por sorteio entre todos os candidatos e nunca deforma a discriminar possíveis candidatos que irão figurar no fim da lista e nunca terão chances de serem eleitos. Será que os caciques topam compor a lista por sorteio feito pela justiça eleitoral e em evento público como o sorteio da loteria?
Se você acreditar nisso vai ter que acreditar em Papai Noel, coelho da páscoa e outras lendas.
Os deputados querem fazer a mudança por lei ordinária porque a mudança da constituição tem processo mais lento e não daria tempo de ser feita até o mês de outubro que é prazo máximo para que a mudança seja aplicada na próxima eleição. Se o fizerem por lei, a lei certamente será julgada inconstitucional pelo supremo se for questionada na justiça, isso se a lei for aprovada porque os deputados do baixo clero não vão querer aprovar uma lei que vai tirá-los da política. Isso mesmo, os deputados de menos votos nunca mais voltarão ao poder e eles são muitos. Parece que a tentativa vai dar em nada, mas como em política tudo é possível, temos que botar a barba de molho e esperar por mais uma agressão ao direito sagrado do voto livre e direto. Que tem que decidir quem deve ser eleito é o povo e não os partidos que nem de longe representam algo sério.
João Lúcio Teixeira - Jornalista MTb - 83.284

Nenhum comentário: