sexta-feira, 26 de maio de 2017

A DISPUTA DE PODER E SEUS MISTÉRIOS

Para entender o mecanismo do poder é necessário fazer um exercício cansativo, mas interessante sobre as razões que levam pessoas a desejar ocupar cargos públicos. Ainda que alguns neguem, o fato é  que são duas as forças que se debatem na politica brasileira. De um lao alguns partidos que pensam em redução da pobreza, geração de postos de trabalho com carteira assinada, melhorias salariais, que são os partidos denominados de "vermelhos", "comunistas" e  outras qualificações. Do outro lado os partidos que se preocupam com a economia, os lucros empresariais, a queda da inflação, a cotação do dólar, o combate aos movimentos sociais, o fim da cracolândia, e assim vai um colar de preocupações com as riquezas dos que têm e que não querem dividir, e com desconforto que a pobreza pode lhes causar.
A burguesia sempre deteve o poder até que em 2000 a esquerda conseguiu ocupar a presidência do Brasil e o presidente Lula acabou por ser reeleito, saiu com mais de 80% de aprovação popular. elegeu e reelegeu a sua substituta a Dilma, até que ela foi derrubada por acusação de ter praticado uma tal "pedalada fiscal", mesmo sem grandes comprovações sobre a veracidade dessas acusações. O fato é que ficou fraca e caiu principalmente por conta da corrupção na Petrobras.
Assumiu o Temer que era seu vice presidente, oriundo da elite paulistana que surgiu com o discurso conservador de cunho eminentemente capitalista no sentido de recuperar a economia brasileira, e fazer com que as empresas cresçam e gerem empregos, como se o favorecimento do capital fosse a solução dos problemas sociais.
Enquanto os governantes da outra face da política falavam em empregos com carteira assinada, luz para todos, cota social nas universidades e combate à fome, o contraste se mostra agora com a preocupação de proteger o empresariado, que não deixou de crescer nos governos do Partido do Trabalhadores.
Se não tivesse havido tanta roubalheira nos governo Lula e Dilma eu poderia jurar que aquelas bandeiras eram infinitamente mais convincentes do as que são hasteadas atualmente.
O Temer está agora sendo investigado criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal, primeiro caso na história do Brasil de um presidente ser réu na justiça, tudo por conta de um encontro noturno e silencioso com um corruptor confesso que delatou o esquema, afirmando que mandou uma mala de dinheiro para pagamento de propina em troca de favorecimentos do governo Temer. Falou o delator que parte do dinheiro era para o presidente.
Fica evidente que as forças em disputa são o capital e o trabalho, ambos tendo que roubar muito para se manter no poder. Quem deseja voltar é o pessoal do PSDB, força que governou por oito anos até perder para o Lula, que tem o seu presidente sendo investigado por corrupção e com a irmã e um parente presos por participarem do esquema de corrupção envolvendo empresa e empresário.
A idade da nossa democracia é de adolescente que daqui a pouco vai criar juízo e espantar essa bandidagem o poder. Aí, o Brasil vira potência.


Nenhum comentário: