terça-feira, 25 de abril de 2017

A ESQUERDA TERÁ QUE ESTAR NA MESA DE NEGOCIAÇÃO

A ESQUERDA TERÁ QUE ESTAR NA MESA DE NEGOCIAÇÃO
O fato é que o Brasil atravessa um momento de extrema delicadeza em sua trajetória política e social. O governo sempre esteve nas mãos dos ricos ou dos que se achavam ricos, numa espécie de seleção arbitrária sobre quem pode e deve governar uma nação que é considerada como uma grande fazenda de alguns fazendeiros. Os que não são parte da família “real” não terão acesso ao poder porque governar é coisa de rico ou de burguês.  Democracia é o rico mandar no pobre e se houver inversão já virou ditadura. O governo burguês se orienta pelos resultados da economia e nada mais interessa, mesmo que as riquezas produzidas pela economia pujante, fiquem nas mãos de meia dúzia de famílias deixando as demais, que são milhares, a implorar por alguma oportunidade de vida digna. Os burgueses que se beneficiam do poder conseguem resolver os problemas de seus filhos e netos nas escolas particulares, nos convênios médicos e na segurança privada.
Os plebeus brasileiros conseguiram furar o cerco e elegeram um presidente que não era burguês e que conseguiu estabelecer novas correlações entre povo e governo, mas foi só um cochilo e tudo foi para o brejo, porque a burguesia assim que notou os primeiros sinais de fraqueza do sistema popular que governava, direcionou todos os canhões rumo à destruição do que tanto lhe incomodava. Não contavam então, com a possibilidade de a plebe ter conseguido se fortalecer enquanto governo e ter reservado forças para se manter na luta pelo mesmo poder que lhes foi retirado de forma abrupta.
O judiciário está a serviço da burguesia já que tem dado prioridade aos processos que evolvem os ex-presidentes com clara intenção de enfraquecer as forças populares. Tudo orquestrado de forma a ignorar a vontade do povo que pode pretender participar do processo de reconstrução da nação, mas não foi consultado no impeachment e nem será consultado se houver outra eleição para presidente de imediato porque quem comandou o impeachment foram os deputados e que irá eleger o novo presidente caso seja necessário serão os deputados e senadores.
Querem condenar e prender o Lula rapidamente porque ele tem forças para tentar se eleger de novo e isso seria o caos segundo as convicções da burguesia economicamente ativa.
O Juiz que controla os processos mais importantes errou clamorosamente ao admitir mais de 80 testemunhas arroladas pelo Lula e errou quando quis dar o troco determinando o comparecimento do Lula a todas as audiências, coisa que alei processual não prevê e ninguém pode ser obrigado a fazer algo que a lei não determina. Agora vai rever a decisão equivocada ao ver que a ida do Lula ao fórum poderá se transformar em um acontecimento político de enormes proporções e ocupar as capas de todos os maiores jornais do mundo.
A polícia federal já declarou que não tem condições de garantir a segurança em Curitiba caso o Lula seja convocado e pediu adiamento das audiências.
Parece que na força não vai dar certo e o final poderá ser uma grande negociação onde todas as forças políticas, inclusive as de esquerda estejam na mesa de negociação.
Aguardemos.

João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: