sábado, 15 de outubro de 2011

ENTREVISTEI O GOBETI NO RÁDIO E FOI LEGAL

O tema principal da entrevista que realizei com o Vereador Gobeti no meu programa "Ponto de Vista" de todos os sábados das 10 ao meio dia na rádio Integração, 104,9 FM, era o pró-labore que a prefeitura de Caraguá paga mensalmente aos policiais militares como complementação salarial. É de conhecimento público que a cidade paga cerca de R$450,00 a cada policial militar que trabalha no policiamento ostensivo na cidade.
O governo do Estado, em conjunto com o comando da polícia militar resolveram criar o instituto que denominaram de "Função Delegada" que acaba com o pró-labore e cria uma outra remuneração de R$850,00, mas obriga o policial a trabalhar para a prefeitura com a farda, arma e viatura da polícia, nos seus dias de folga. Ocorre que nos dias de folga, alguns deles têm atividades não necessariamente de segurança e ganham um bom dinheiro fazendo esses "bicos" nas horas de folga e a eles não interessava o novo projeto do governo  Geraldo. A matéria foi encaminhada pelo prefeito Antônio Carlos à Câmara para votação, foi aprovada há um mês atrás, e isso gerou manifestações de insatisfação da parte dos policiais que foram até a Câmara e pediram aos vereadores para voltarem atrás porque a mudança não era de agrado deles. O vereador Gobeti, como não tinha como voltar atrás, resolveu submeter uma nova lei à votação dos vereadores, modificando aquela primeira e deixando valer a nova regra somente para os policiais que aderirem voluntariamente ao novo sistema. Assim foi corrigido o equívoco, que segundo o vereador  Gobeti ocorreu porque os vereadores entenderam que o projeto novo não impedia que os policiais escolhessem. Só que o prefeito Antônio Carlos, do mesmo partido do governador, no intuito de agradar o amigo Geraldo disse que ia vetar a nova lei, de fato vetou e os vereadores prometeram que vão derrubar o veto do prefeito por unanimidade. O impasse está instalado entre o poder executivo e o legislativo, por conta de matéria que versa sobre remuneração dos policiais, que deveriam ter sido ouvidos antes da mudança, mas não foram.
Vamos aguardar na próxima semana porque o impasse deverá ser solucionado. 
A cidade de Caraguatatuba tem um dos piores índices de segurança pública no estado e se os policiais ficarem ainda mais desmotivados, isso só vai piorar.
Todos sabemos que polícia é tecnicamente bem estruturada e disso não se tem dúvida de que a polícia paulista seja muito competente, mas seria o caso de ser tratada não como órgão político mas órgão de segurança única e exclusivamente. Tem que ser mais motivada, equipada e melhor remunerada.

Nenhum comentário: