quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GOVERNO FEDERAL LANÇA PROGRAMA ACADEMIA PÚBLICA

O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

NOTA NOSSA: Caraguá foi rápida no gatilho e já pediu duas academias populares, Ilhabela pediu uma academia, Ubatuba pediu uma e São Sebastião está dormindo porque não consta de lista das cidades publicada no site do Ministério da Saúde. Já pensou academia de graça?
EXPERIÊNCIA EM ATIVIDADE EM ARACAJU


O Programa Academia da Cidade foi implantado em Aracaju, Sergipe, em 2004, por meio de uma parceria firmada entre Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal de Sergipe e se encontra inserido na frente prioritária da atividade física. O Programa foi concebido como ação de promoção da saúde, visando a instrumentalizar a comunidade, sobretudo as pessoas pertencentes a classes sociais menos favorecidas, para a prática regular de atividade física, estimulando-se a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.

Em Aracaju, cidade situada na região leste do estado, o programa possui elevado percentual de aprovação entre os usuários (86%). E, para seu desenvolvimento e continuidade, foram investidos R$ 11 milhões em infraestrutura e R$ 4 milhões em recursos humanos. A prefeitura da cidade já planeja a expansão do Programa Academia da Cidade para outros bairros.

Levantamentos de 2010, feito pelo IBGE, confirmam que a capital de Sergipe tem população estimada em 571.149 habitantes (IBGE/2010) residentes em zona urbana. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a gestora plena do sistema de saúde desde 2001, e conta, hoje, com três centros de referência especializada, seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dois hospitais municipais e 43 Unidades de Saúde da Família. Somam-se a eles 131 equipes na Estratégia de Saúde da Família e 65 equipes de saúde bucal, correspondendo a uma cobertura de 94% da população aracajuana.

Atualmente, o Programa possui mais de seis mil usuários cadastrados e é conduzido por uma referência técnica, 20 profissionais de educação física e 30 estagiários, que atendem 15 polos de atividades, distribuídos em 15 bairros da capital. Vale ressaltar que as atividades acontecem, prioritariamente, em espaços públicos, ao ar livre, como praças, parques e calçadões.

Contatos: Sayonara Carvalho: sayonara.carvalho@aracaju.se.gov.br.
Telefones: (79) 8814-4030 ou 2106-9714, na Coordenadoria de Promoção à Saúde – SMS/Aju.

Nenhum comentário: