A convite da direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado no Indaiá, estive hoje pela manhã fazendo uma palestra para cerca de 80 mulheres do curso de educação continuada destinado ao idoso. O tema foi "A violência doméstica contra a mulher" atual e de grande repercussão social. Fiz um apanhado sobre a história das relações entre homens e mulheres desde os tempos em que não havia anti-concepcionais o que tornava a mulher escrava da sua própria sexualidade e chegamos aos dias de hoje em que a mulher deixou de ser considerada cidadã de segunda classe para se tornar um ser exatamente igual ao homem em direitos e obrigações.
A parte mais importante da palestra versou sobre a lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Lula em 2006, que serve de suporte ao combate aos abusos praticados por maridos ou amantes, no âmbito da instituição familiar.
O que chamava a atenção era o olhar firme de cada uma das participantes que parecia vivenciar em cada palavra minha, algum caso verdade seu ou de alguém conhecido. Durante aquela uma hora de palestra filmes e mais filmes foram repassados nas cabeças daquelas senhoras, algumas devem ter se lembrado de um pai violento, de um tio , parente, amigo ou amiga, mostrando que a violência doméstica contra a mulher é muito mais comum do que a gente imagina.
![]() |
Ligue para 190 ou 181 - Denuncie |
Foi muito gratificante estar ali levando o conhecimento àquelas mulheres que a partir de agora serão agentes da divulgação dos direitos das mulheres vítimas da violência doméstica.
Depois de encerrada a palestra uma senhora de uns 60 anos segurou a minha mão ao cumprimentar-me e com lágrimas nos olhos disse que a palestra parecia um filme da sua vida. Foi vítima de um marido violento do qual se livrou com muito sacrifício para assim conseguir ser feliz junto aos filhos.
Vale à pena ser útil. Obrigado, mais uma vez ao Instituto Federal especialmente a Cristina Daniel pelo carinho que demonstram conosco e com as pessoas que frequentam o curso de formação continuada destinado aos idosos.

João Lúcio Teixeira
Um comentário:
Claudia Regina Lemes
Muito bom João Lúcio
Tomei a liberdade de compartilhar no meu blog.
Abraços
Cláudia http://claudiareginalemes.blogspot.com/2011/11/blog-do-joao-lucio-palestra-no.html
Postar um comentário