sexta-feira, 27 de abril de 2012

SECRETÁRIO DE SAÚDE FALOU NO RÁDIO

Não é sempre que a gente consegue ouvir rádio no Litoral, mas hoje pela manhã o secretário de saúde de Caraguatatuba, esteve em um programa de rádio em entrevista sobre saúde. Destacamos alguns pontos de sua fala que demonstram o grau de dificuldade com que administra a secretaria. Afirmou que o pronto socorro atualmente funcionando junto à Santa Casa local vai sofrer alterações, devendo ser transferido para o novo posto de saúde construído junto à delegacia de polícia, o atendimento de consultas, o que induz entender-se que será mantido no mesmo local o atendimento de pronto socorro, nos casos de real emergência. Deixou transparecer que a prefeitura e o hospital estão conversando para acertarem as mudanças. A relação entre hospital e prefeitura andava mal, mas, segundo palavras do secretário está havendo conversações. Isso é bom. A situação da secretaria no que diz respeito à rotina de atendimento ao público, parece continuar bem complicada, porque as reclamações trazidas ao ar pelos apresentadores do programa, mostraram que há demora de até 3 meses no atendimento médico de pediatria, e há pessoas com demora de até 8 meses para apresentarem os exames ao médico, no que seria o retorno. O secretário se dispôs resolver pessoalmente esses casos. Isso quer dizer que as irregularidades nas rotinas de atendimento ao público se fazem presentes.
O secretário fez um discurso bem popular sem terminologias específicas da área, mostra enorme boa vontade, sem, contudo, conseguir estabelecer rotinas de trabalhos para os seus subalternos que pudessem dar segurança, estabilidade de seqüência aos serviços. Sua disposição pessoal de resolver problemas é temerária porque não terá tempo e nem fôlego para tanto.
Atendimento público é acima de tudo rotina e treinamento do pessoal, sem que haja necessidade de intervenções excepcionais. O ideal seria que não houvesse exceções. Boa sorte ao secretário Serjão que parece estar se esforçando na gestão do caos. Deve estar com saudades do tempo em que trabalhava na Pedreira Massaguaçu. Era feliz e não sabia.

Nenhum comentário: