sexta-feira, 25 de maio de 2012

VEIO DO JOÃO ROCHA


De:
joao.rocpt@terra.com.br 
Olá ! Ai vai uma contribuição pata o blog.

ISOLAMENTO POLÍTICO

Benito Mussolini, ditador italiano, tinha uma frase: “Se tiveres um dente estragado e não puder arrancá-lo, encha- o de ouro”.  Ele se referia aos desafetos políticos com alguma projeção, que não poderia eliminar, pois, causaria uma repercussão.  Portanto, oferecia as benesses do poder e dinheiro. Assim agiam e agem os caciques políticos  ao longo da história.

No Brasil, nos dias de hoje, prevalece mais a prática: “encher de ouro”, têm inúmeros exemplos no dia a dia. Políticos que mudam de sigla, de posição, de voto, como mudam de roupa, por dinheiro, vantagens, cargo, etc..

Existe, também, outra prática menos radical e menos cara, para tratar esse tipo de político: o isolamento político. É o tratamento dado  à políticos que destoam de uma proposta, incoerentes, que não cumprem acordos ou não acatam a resoluções de uma maioria. Em minha opinião, a pior coisa que pode acontecer para um político é o isolamento. Pois, para tentaram a sobrevivência política, entram numa espécie de areia movediça, quanto mais tentam se agarrar em algo, mais afundam. Às vezes viram lumpens.

A história é implacável, temos inúmeros exemplos, a tendência é cairem no ostracismo.

João Rocha
Caraguatatuba - SP

Nenhum comentário: