segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CIRURGIA DE CATARATA

A medicina tem apresentado enormes avanços no tratamento cirúrgico da visão. Um dos males mais comuns cuja reparação se faz por procedimento cirúrgico é a catarata, que se manifesta com cristalino que vai ficando opaco e deixa de refletir as imagens captadas pela vista. Quem já viu algum cachorro velho com os olhos acinzentados pode imaginar o que ocorre com a visão acometida pela catarata.
A cirurgia para reparação dessa doença se dá por um dos métodos mais simples de intervenção médica no corpo humano. É feito um pequeno furo de cerca de dois milímetros na lateral externa do globo ocular, o cristalino opaco é sugado por um equipamento e na seqüência é introduzida uma pequena lente, enrolada dentro de um tubo cirúrgico bem fino e a lente é colocada no lugar do cristalino. A cirurgia dura cerca de 20 minutos, e o paciente já volta a enxergar no mesmo dia em que se deu a operação.
Existem lentes multifocais, que substituem a visão de longe e de perto.e o paciente volta a enxergar como se nunca tivesse necessidade de usar óculos.
Eu fui submetido a uma dessas cirurgias sob os cuidados do Dr. Carlos Alberto Gatto Bijos, de São José dos Campos, que foi quem explicou com detalhes o processo cirúrgico que me devolveu a visão de longe e de perto como se eu nunca tivesse sido usuário dos óculos que portei por mais de 30 anos.
Eu não imaginei que pudesse recuperar 100% da visão e de fato isso aconteceu.
As pessoas podem ser submetidas a mesma cirurgia pelo SUS, mas a lente que é colocada nesses casos serve para visão de longe, e exigem óculos para perto. A finalidade, neste acaso, é devolver ao cidadão idoso a qualidade de vida porque enxergar bem é fundamental.

Nenhum comentário: