sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ZÉ DIRCEU SE APRESENTA E É PRESO

Eu sempre disse que o poder é uma camisa de força ou um terreno minado. Qualquer um que se meta no poder do jeito que ele é praticado no Brasil, vai estar ou encamisado e preso ao sistema que reduz a abrangência do próprio poder ou então estará andando em terreno minado sujeito a perder as pernas a qualquer momento.
Prefeito, governador e presidente da república, não conseguem governar se não negociarem com os membros do poder legislativo, que, na constituição existe para fiscalizar os atos dos governantes, mas preferem vender as prerrogativas em troca de empregos para amigos parentes e protegidos. Vereadores, deputados e senadores, preferem estar ao lado do governo por conta da sua clientela que pede vaga em hospital, isenção de IPTU, vagas em creche, empregos e muito mais.
Dissemos aqui que o Lula, assim que assumiu o poder, precisava de alguém que gozasse de prestígio suficiente para negociar com o legislativo as vantagens que permitissem o presidente governar sem retaliações. Zé Dirceu foi o mais indicado no momento e se dispôs fazer o papel de vilão. Negociou com Marcos Valério, e os outros envolvidos, do mesmo jeito que a Dilma está abrindo espaços no seu governo para partidos "aliados", e isso torna o governo frágil e sujeito a inúmeras formas de corrupção, porque as eleições futuras precisam de verbas e essas verbas não saem do bolso dos políticos, mas das negociatas que o poder admite.
Zé Dirceu pode não ser exatamente o vilão que se pinta, mas o negociador necessário na oportunidade. O azar é que o sistema montado por Marcos Valério, foi descoberto e o resultado é que a justiça não tinha alternativas se não condenar a todos.
É possível qualificar a situação do Zé Dirceu, como de grande importância para  história política do Brasil, porque pode ele estar inaugurando uma nova realidade capaz de evitar as pressões que o legislativo exerce sobre o executivo. O militante do PT deveria agradecer a justiça que está começando a ser mais confiável em relação a políticos corruptos. Se houve negociação, houve corrupção ativa e passiva e esse é o grande problema da política brasileira.
Poucos entendem dessa forma, mas pode ser que no futuro o povo brasileiro agradeça ao Zé Dirceu que pode não estar confortável agora, mas poderá recompor-se perante os pilares da história do Brasil.
A prisão não é o fim do mundo se o fato gerar efeitos positivos na vida do povo do Brasil. Isso é o que se espera da nossa história.
Não dá pra defender nada diferente disso. Pelo menos por ora.
João Lúcio Teixeira

Nenhum comentário: