terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CÂMARA DE ILHABELA VOTA AUMENTO DE PASSAGEM

Amanhã dia 22 de janeiro de 2014, a câmara municipal de Ilhabela, cidade localizada no Litoral Norte Paulista, vai votar o projeto de lei enviado pelo prefeito Colucci que o autoriza a modificar o orçamento do ano e criar um subsídio para a passagem de ônibus que passará de 2,90 para 3,10.
O promotor público da cidade já requereu informações à Câmara que deverá fornecê-las em regime de urgência. O aumento parece exorbitante e ilegal aos olhos dos críticos por se tratar de favorecimento a uma empresa que veio para a cidade em 2011, venceu a licitação por ter prometido uma tarifa menor. Era de 2,20 a tarifa em 2011, mas em 2012 já foi aumentada para 2,90 e agora querem que vá para 3,20. O valor original teria recebido um reajuste generoso de 38% em pouco mais de um ano de operação, e ainda lhe permitiram retirar os cobradores dos ônibus, com a implantação do cartão magnético, e agora se for para 3,10, em três anos a empresa que venceu a concorrência por ter ofertado uma tarifa mais em conta, terá conseguido aumentá-la em 50% em três anos, enquanto a inflação no país não passa de 20% no mesmo período. Ao que parece a tarifa mais baixa só foi um engodo para tirarem de circulação a empresa que antes atuava. A promotoria está de olho vivo e dos nove vereadores quatro já se posicionaram contra a medida. O prefeito poderá sofrer mais um desgaste, pouco tempo depois de ter se desgastado com a tentativa de mudança da lei de uso do solo, há três meses atrás, quando queria ele transformar a região de castelhanos em área urbana e autorizar loteamento por lá. O desgaste foi grande, mas parece que não foi suficiente para impedir novas medidas antipáticas aos olhos da população. O Vereador Sampaio Junior está defendendo contra a aprovação da matéria juntamente com a Dra. Rita e a Dita, além de outro vereador que não temos o nome. 
Os vereadores pediram para ver a planilha de custos e a prefeitura disse que não tem planilha. Isso quer dizer que não se sabe ao certo quantos passageiros são transportados por dia e nem os gastos da empresa. Esses dados são utilizados no cálculo da nova tarifa, mas se não há registros dos dados, como é que vão avaliar o reajuste?

Parece tudo chute ou então, uma simples ação entre amigos.

Nenhum comentário: